Como controlar a brucelose na propriedade?

Índice

Como controlar a brucelose na propriedade?

Como controlar a brucelose na propriedade?

Uma das principais medidas de controle da brucelose bovina é a vacinação. Fêmeas, entre três e oito meses de idade, devem ser vacinadas obrigatoriamente. A realização periódica de exames de diagnóstico no rebanho também é estratégica para a erradicação.

Como prevenir a brucelose em bovinos?

Controle e Prevenção da brucelose · Vacinação das bezerras com três a oito meses de idade. Exame de todo o rebanho, pelo menos uma vez por ano. Repetição do exame dos bovinos suspeitos três meses após o primeiro exame. Eliminação dos bovinos doentes, para o abate.

Qual a importância da brucelose bovina?

Nas vacas, a brucelose provoca redução da produção leiteira entre 20 a 25%; abortos de 20 a 30%; mortalidade de bezerros (de 0 a 12 meses) de 20 a 25%; esterilidade de 10 a 20% e perda de peso de 10 a 15%.

Como é feito o controle da tuberculose bovina?

Não existe vacina nem tratamento para a tuberculose bovina, portanto a prevenção da entrada da doença é a chave do controle. O produtor deve ter o cuidado de adquirir apenas animais negativos ao teste intradérmico para tuberculose.

O que acontece com os animais positivos para brucelose?

Todo animal que apresenta resultado positivo em testes de diagnóstico de brucelose e tuberculose deve ser marcado com “P” no lado direito da face e eliminado (abatido ou destruído) em 30 dias. O médico veterinário habilitado é o responsável por esta identificação e eliminação destes animais positivos.

Qual a importância da brucelose?

Dados indicam a Brucelose como a responsável pela diminuição de 25% na produção de leite e de carne e redução de 15% na produção de bezerros. Há ainda estimativas mostrando que a cada 5 vacas infectadas, uma aborta ou torna-se permanentemente estéril. (Manual técnico do PNCEBT).

Quais os sintomas de brucelose em bovinos?

Sintomas de brucelose Retenção placentária. Nascimento de bezerros fracos. Repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação de bactérias. Corrimento vaginal.

Qual o agente causador da brucelose no bovino?

A brucelose bovina é uma enfermidade infectocontagiosa, provocada por bactérias do gênero Brucella, principalmente pela Brucella abortus. Produz infecção característica nos animais, podendo infectar o homem.

Qual a principal porta de entrada da brucelose em bovinos?

A principal forma de entrada da brucelose em uma propriedade é a introdução de animais infectados. Quanto maior a frequência de introdução de animais, maior o risco de entrada da doença no rebanho.

Quais os sintomas da tuberculose em bovinos?

Sintomas

  • Emagrecimento progressivo;
  • Falta de ar;
  • Tosse;
  • Mamite;
  • Infertilidade.

Quais são os testes de diagnóstico da brucelose bovina?

Existem dois tipos de testes de diagnóstico da brucelose bovina: Testes de rotina – realizado para detecção de rebanhos infectados, saneamento de propriedades e trânsito de animais; Testes confirmatórios – obrigatório para trânsito internacional realizados por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Qual a importância da vacinação contra a brucelose?

Emissão de receituário para aquisição de vacinas contra a brucelose; Execução da vacinação contra a brucelose das bezerras de 3 a 8 meses de idade; Responsabilidade técnica pela vacinação de bezerras contra a brucelose realizada por vacinadores treinados e cadastrados;

Quais os testes para diagnóstico de brucelose e tuberculose?

Os testes para diagnóstico de brucelose e tuberculose são classificados em: Testes de rotina – realizados por médicos veterinários habilitados, com o objetivo de detecção de rebanhos infectados, saneamento de propriedades e trânsito de animais;

Postagens relacionadas: