Quais são os riscos da auditoria?
Índice
- Quais são os riscos da auditoria?
- O que é risco de controle em auditoria?
- Quais são as respostas a riscos auditoria?
- Como fazer auditoria baseada em riscos?
- O que é risco em auditoria interna?
- O que é Risco inerente?
- Quais são as respostas a riscos?
- O que é resposta ao risco?
- O que é auditoria tradicional?
- Qual o risco de controle em uma auditoria?
- Quais são as características do risco inerente na auditoria?
- Como os riscos de auditoria são agravados?
- Será que o risco de detecção é função direta da auditoria?
Quais são os riscos da auditoria?
O risco geral de auditoria é um mix de três riscos quais sejam:
- Risco inerente, que é o risco que se origina da natureza própria da conta ou tipo de operação analisada;
- Risco de controle, que consiste na incapacidade do sistema de controle interno de evitar ou detectar oportunamente um erro importante;
O que é risco de controle em auditoria?
O Risco de Controle é a probabilidade de ocorrência de uma deficiência com materialidade nas demonstrações financeiras ou nos saldos das contas sem ser oportunamente evitada ou detectada pelo sistema de controle instituído na empresa.
Quais são as respostas a riscos auditoria?
O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção, a seguir discriminados. Risco de detecção: é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor não detectem uma distorção potencialmente relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.
Como fazer auditoria baseada em riscos?
A Auditoria Baseada em Riscos (ABR) estende e melhora o modelo de avaliação dos riscos, alterando a perspectiva da auditoria interna. Em vez de olhar para os processos do negócio como algo que está dentro de um sistema de controle, o auditor os analisa numa envolvente de risco.
O que é risco em auditoria interna?
Risco de auditoria é a possibilidade da existência de deficiências materiais no controle e que não são detectadas pelo auditor durante a auditoria. Essencialmente a confiança do auditor gerencial na validade das conclusões do relatório é derivada da avaliação da possibilidade de erro indicada pelo risco de auditoria.
O que é Risco inerente?
Risco inerente é o nível de risco antes de quaisquer ações de mitigação de risco terem sido levadas em conta, como atividades de controle. Risco residual é o nível de risco após ter levado em consideração as ações de mitigação de risco tais como atividades de controle.
Quais são as respostas a riscos?
Os tipos de respostas para lidar com as ameaças são quatro:
- Eliminar a ameaça;
- Mitigar;
- Transferir;
- Aceitar.
O que é resposta ao risco?
11.5. O plano de resposta ao risco é o processo de desenvolvimento de opções e determinação das ações para melhorar oportunidades e reduzir ameaças para os objetivos do projeto. Ele inclui a identificação e designação de indivíduos ou partes, com a responsabilidade para cada acordo de resposta ao risco.
O que é auditoria tradicional?
A Auditoria Tradicional se baseia na avaliação da entidade e dos seus controles, sendo os testes aplicados a todos os controles. A finalidade é inspecionar e detectar possíveis problemas na rotina da empresa.
Qual o risco de controle em uma auditoria?
Em uma auditoria o risco de controle não pode ser avaliado separadamente do risco inerente, face às relações que ambos tem, entretanto o risco de controle está ligado à ineficácia dos procedimentos do controle interno, ao contrário do risco inerente, que está mais ligado à inexistência do controle interno.
Quais são as características do risco inerente na auditoria?
Transações problemáticas com empresas correlacionadas; Erros de consideração detectados na auditoria do ano anterior. Segundo Cooper e Lybrand [COO93,70], as características do risco inerente são atribuíveis a saldos contábeis ou às classes de transações especificas e podem afetar a todos os objetivos de auditoria, exemplificando como segue:
Como os riscos de auditoria são agravados?
Estes riscos de auditoria são agravados também pelo fato da auditoria trabalhar com um processo de amostragem, onde o auditor escolhe qual a amostra a ser analisada.
Será que o risco de detecção é função direta da auditoria?
Ou seja, que se pode dizer que o risco de detecção é uma função direta dos procedimentos de auditoria: Risco de detecção = f (procedimentos de auditoria)