O que é ludoterapia infantil?
Índice
- O que é ludoterapia infantil?
- Como fazer psicoterapia com criança?
- Quais são os princípios da ludoterapia?
- Como funciona o atendimento infantil?
- Qual o objetivo da ludoterapia?
- Quem pode fazer ludoterapia?
- Como fazer o primeiro atendimento psicológico com criança?
- O que fazer na terapia infantil?
- Qual o trabalho da ludoterapia centrada na pessoa?
- Como é uma consulta com psicólogo infantil?
O que é ludoterapia infantil?
A palavra ludoterapia tem origem na palavra latina "ludos" que significa jogo. Entende-se por ludoterapia um conjunto de atividades lúdicas e terapêuticas que medeiam o mundo simbólico e real da criança permitindo-lhe expressar os seus sentimentos e angústias.
Como fazer psicoterapia com criança?
A participação dos pais no processo de psicoterapia da criança é fundamental, por isso eles poderão participar de encontros periódicos, assim como informações podem ser a eles solicitada. No caso de crianças em idade escolar, a parceria com a escola também é importante para a garantia de sucesso no processo.
Quais são os princípios da ludoterapia?
Os princípios básicos da Ludoterapia Centrada na Criança preconizados por Axline (1947/1984) são: estabelecimento de rapport; aceitação da criança como ela é; permissividade no relacionamento do terapeuta com o cliente; identificação e reflexo de sentimentos como atitudes terapêuticas; profundo respeito pela capacidade ...
Como funciona o atendimento infantil?
Como funciona o atendimento as crianças? Sabemos que as crianças não expressam seus sentimentos e emoções como fazem os adultos. Elas verbalizam menos e tem outras formas de comunicação. Por isso, todo atendimento é feito de forma lúdica, ou seja, através de brincadeiras, desenhos, jogos e massinhas.
Qual o objetivo da ludoterapia?
A ludoterapia é a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico de crianças. A principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira. É através do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem.
Quem pode fazer ludoterapia?
Para quem a ludoterapia é indicada? A abordagem normalmente é utilizada com crianças entre 3 a 12 anos, sendo na maioria dos casos em atendimento individual. O psicólogo, entretanto, também pode o utilizar a terapia de grupo como um recurso extra na ludoterapia.
Como fazer o primeiro atendimento psicológico com criança?
Segundo Souza e Baptista (2001), o terapeuta deve, logo na primeira sessão, apresentar-se à criança, explicar sobre sua profissão, buscar entender qual a representação que ela tem da terapia, deixar claro quem a contratou e qual a queixa apresentada pelos pais ou responsáveis.
O que fazer na terapia infantil?
Durante a terapia infantil, a criança faz uso de jogos, brincadeiras, desenhos e pinturas, que permitem a comunicação de suas preocupações, podendo sentir-se acolhida e expressar suas emoções.
Qual o trabalho da ludoterapia centrada na pessoa?
Doster (1996) afirma que a ludoterapia na Abordagem Centrada na Pessoa é uma postura apropriada para atendimento psicoterapêutico de crianças, pois contém as atitudes terapêuticas necessárias para o crescimento: a compreensão empática, a congruência e a aceitação positiva incondicional.
Como é uma consulta com psicólogo infantil?
O psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da família em que a criança está inserida. Depois, o psicólogo tem maiores condições de entender a queixa e avaliar os objetivos do trabalho. As sessões seguintes são realizadas apenas com a criança.