Qual o controle usado para a mandarová da mandioca?

Índice

Qual o controle usado para a mandarová da mandioca?

Qual o controle usado para a mandarová da mandioca?

O controle biológico é realizado principalmente pelo coleóptero Calosoma sp. Existem porém, parasitóides de ovos (Trichogramma spp.)

Como combater o mandarová?

O mandarová, assim como outros insetos que são pragas de lavoura, possui inimigos naturais. Um dos mais importantes são as vespas, chamadas de cabas (Fig. 6a). As cabas atacam as lagartas do mandarová, retirando pedaços de seu corpo para alimentar seus filhotes no ninho, auxiliando desta forma no controle da praga.

Como fazer o baculovirus?

O momento ideal para produzir o baculovirus é logo após o ataque da planta, quando as lagartas estão com a maior carga viral. Para produzir 20 gramas do inseticida natural são necessárias entre 50 e 70 lagartas de tamanho grande. Depois de amassadas e coado o líquido, o produto é diluído em 200 litros de água.

Por que os ácaros são considerados as pragas mais severas da mandioca e quais as medidas de controle devem ser adotadas?

O controle cultural dos ácaros deve ser utilizado e consiste na realização de práticas que dificultam o desenvolvimento populacional da praga e retardam a sua dispersão, tais como: 1) destruição de plantas hospedeiras; 2) inspeções periódicas na cultura para localizar focos; 3) destruição dos restos de cultura, prática ...

Quais as principais doenças da mandioca?

Principais doenças e pragas do cultivo da mandioca e formas de controle

  • A principal doença da mandioca é a bacteriose que é causada por Xanthomonas campestris pv. ...
  • A podridão radicular é causada principalmente pelos fungos Phytophthora sp.

Como nasce Mandarová?

A lagarta do mandarová passa por cinco fases de desenvolvimento, que duram aproximadamente de 12 a 15 dias. Na prática, essas fases podem ser diferenciadas pelo tamanho do inseto, principalmente pela forma e coloração do apêndice abdominal ou chifre caudal, que se parece com uma seta.

O que é Mandorava?

Em algumas regiões do país, mandorová é igual a taturana, lagarta, tem gente ainda que conhece como bicho-cachorrinho ou bicho-cabeludo...seria então a lagarta que tem pêlos. Mandorová é igual a taturana, bicho-cabeludo.

Como funciona o baculovírus?

“Os baculovírus são agentes de controle biológico que não causam danos à saúde dos aplicadores, não matam inimigos naturais das pragas, não contaminam o meio ambiente, nem deixam resíduos nos produtos a serem vendidos nas gôndolas dos supermercados”, explica o pesquisador da Embrapa Fernando Valicente.

O que é o baculovirus em mandioca?

Resumo: O mandarová (Erinnyis ello L.) ou "gervão", inseto de ocorrência esporádica e elevada capacidade de consumo foliar, que pode causar completo desfolhamento e redução na produção, principalmente, quando o ataque ocorre em plantas jovens, nos primeiros cinco meses após plantio.

Quais são os ácaros mais importantes para a cultura da mandioca?

Os ácaros mais importantes para a cultura da mandioca no Brasil são o ácaro verde (conhecido como “tanajoá”) e o ácaro rajado. Podendo causar danos consideráveis, principalmente nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste.

Que doenças ocorrem no cultivo da mandioca?

As principais doenças e pragas que ocorrem no cultivo da mandioca A principal doença da mandioca é a bacteriose que é causada por Xanthomonas campestris pv. Manihotis e ocorre principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Quais as ameaças à cultura da mandioca?

Vários entraves podem ser apontados como ameaça ao fortalecimento deste arranjo produtivo local, destacando-se dentre eles a grande incidência do mandarová-da-mandioca Erinnyis ello (L.). Desde os anos 80, a região vem sofrendo ataques dessa praga cujos surtos causaram danos econômicos à cultura da mandioca.

Como se alimentam as lagartas da mandioca?

Dos ovos saem as lagartas que se alimentam das folhas da mandioca. Elas passam por cinco fases e conforme vão ficando maiores engrossam e diminuem uma estrutura que parece um “espinho” no final do corpo. Na última fase]

Postagens relacionadas: