Qual é a relação da perda do controle da micção e o sistema nervoso?
Qual é a relação da perda do controle da micção e o sistema nervoso?
Em condições de estresse, medo, com ação do sistema nervoso simpático a bexiga não contrai (para evitar esvaziamento) e com isso, o individuo pode ficar horas sem urinar, aumentando o PH da bexiga, e podendo desenvolver outros problemas, como infecções urinárias, por exemplo.
O que é micção na urina?
A micção frequente significa urinar mais do que o usual. Já a micção urgente é a vontade súbita que você sente de urinar, geralmente associada a um desconforto na bexiga. A necessidade frequente de urinar durante a noite é chamada de noctúria.
Como é feito o controle da micção?
Como podemos notar, todo o controle das duas fases da micção é realizado pelo sistema nervoso a partir do cérebro através da medula espinhal e posteriormente através dos nervos que vão para a bexiga. Por esta razão, as doenças neurológicas geralmente afetam a micção.
Quais são as influências da micção?
Em circunstâncias normais, a micção depende de um reflexo espino-bulbo-espinal liberado pelo CPM, que recebe influências, na maior parte inibitórias, do córtex cerebral, do cerebelo, dos gânglios da base, do tálamo e do hipotálamo (influências suprapontinas). FISIOLOGIA Contração vesical
Qual é o caso de micção noturna?
Um caso específico a ser analisado é a micção noturna (noctúria), que afeta mais de 86% dos homens com mais de 50 anos de idade. Como regra, isso não deve ocorrer em homens e mulheres jovens, mas em homens idosos é considerado normal desde que o número de micções não exceda 2 (ou 3) vezes por 8 horas de sono.
Por que os recém-nascidos não têm controle voluntário da micção?
Os recém-nascidos ainda não têm o sistema nervoso completamente desenvolvido e, por isto, não têm ainda o controle voluntário da micção. Por esta razão urinam de forma reflexa ou seja, cada vez que a bexiga se enche ela se contrai, o esfíncter relaxa e ela se esvazia.