Como contribuímos para a constituição do sujeito psicológico?

Índice

Como contribuímos para a constituição do sujeito psicológico?

Como contribuímos para a constituição do sujeito psicológico?

A constituição do sujeito passa pelo reconhecimento do outro, mas fundamentalmente pelo autoconhecimento do eu, considerando que esses processos são idênticos, que acontecem pelo mesmo mecanismo, isto é, pelo mecanismo dos reflexos reversíveis.

O que é constituição do sujeito?

O sujeito em psicanálise diz do sujeito do inconsciente, só existe sujeito se existir falta, é ela que funda o sujeito e ela só aparece se hou- ver a separação desse Outro. É na separação que se funda o inconsciente, ocorre uma sepa- ração entre o Eu e o Sujeito.

O que é a constituição da subjetividade?

A subjetividade, a identidade e constituição do sujeito precisam de uma discussão ontológica para que possam ser verdadeiramente compreendidos. ... Ela é somente “relação”, não tendo interior nem conteúdo, revelando-se, então, como a dimensão subjetiva do sujeito entendido como a negação do absoluto de objetividade.

O que é o sujeito na psicologia?

é uma expressão que indica “relação a alguma coisa”. Ou seja, isto significa que a capacidade ou possibilidade de estar em relação é da consciência e não do objeto. É a subjetividade que se faz movimento, atividade, não passividade, e não os objetos, pois estes só estão “em relação” para um sujeito.

O que é a subjetividade do sujeito?

Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele "instala" a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na ...

O que é o sujeito subjetivo?

Quando falamos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos dizendo que ela está manifestando a sua opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, ela não está se atendo aos fatos, optando por não adotar uma postura imparcial e objetiva.

O que é a identidade do sujeito?

Segundo Hall (2006), a identidade é objeto da interação entre o indivíduo e a sociedade e que o sujeito tem sua essência interior, no entanto é a partir da relação com diversos mundos culturais que sua identidade se estabelece.

O que é identidade e subjetividade?

Ao tratar a identidade individual, estaríamos falando de subjetividade, que diz respeito a um perfil individual ou um modo de ser, aos sentimentos e emoções de um indivíduo e seus traços característicos e morais, sem esquecer que não há subjetividade sem um aparato cultural que lhe sirva de guia.

Como apresentar o sujeito da psicanálise?

O presente trabalho monográfico visa a apresentar a constituição do sujeito da Psicanálise, tendo como referencial teórico os estudos de Freud e Lacan. O trabalho, em um primeiro momento, trata da estruturação do sujeito a partir de um desejo antecipado dos pais, que

Qual o requisito para obtenção do grau de psicólogo?

JAQUELINE MACHADO PIZUTTI A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NA PSICANÁLISE Monografia apresentada ao curso de Psicologia, Departamento de Humanidades e Educação (DHE), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), como requisito parcial para obtenção do grau de Psicólogo.

Qual a subjetividade do sujeito?

Nesta perspectiva, a subjetividade é uma dimensão deste sujeito, assim como a objetividade que, a partir das relações vivenciadas, se faz construtora de experiências afetivas e reflexivas, capaz de produzir significados singulares e coletivos. Palavras-chave: Consciência, Constituição do sujeito, Subjetividade, Identidade, Afetividade.

Postagens relacionadas: