O que causa assimetria craniana?
O que causa assimetria craniana?
O que causa? Existem vários fatores para o aparecimento das assimetrias cranianas, de forma geral estão relacionados com deixar o bebê permanecer por muito tempo em uma mesma posição ou durante a gestação de gêmeos em que o espaço está reduzido.
Porque meu bebê fica balançando a cabeça?
Em bebés e em crianças pequenas é bastante comum baloiçar a cabeça ou fazer outros movimentos rítmicos. Pensa-se que estes movimentos repetitivos são calmantes ou tranquilizadores para muitas crianças, tal como o chuchar no polegar é para outras.
Como se desenvolvem as assimetrias cranianas?
Na prática as assimetrias cranianas se desenvolvem porque o bebê fica praticamente o tempo todo deitado e sem muita mobilidade na cabeça, especialmente nos primeiros meses de vida. O apoio constante em um ponto da cabeça pode levar ao seu “achatamento”.
Por que a assimetria craniana é incomum?
Lá na clínica vimos vários bebês com a cabeça achatada atrás ou amassada em um dos lados. Apesar da assimetria craniana não ser incomum, o tratamento ainda é pouco conhecido no Brasil e muitos médicos o desconhecem. Mais alguém nessa situação?
Como funciona a primeira assimetria craniana em bebês?
A primeira fica na cidade de São Paulo, e funciona desde o final de 2014, após o médico ter se especializado em assimetrias cranianas em bebês, ao viajar para os Estados Unidos para tratar este mesmo problema na sua filha caçula e já ter tratado no Brasil mais de mil e trezentas crianças nos últimos 5 anos.
Como prevenir o aparecimento da assimetria?
Esse problema atinge cerca de 300 mil bebês no Brasil atualmente. Essas diferenças na região craniana são consequência de apoio constante em um só lado da cabeça nos primeiros meses de vida do bebê ou por falta de líquido amniótico na fase final da gestação. Na maioria das vezes, há como prevenir o aparecimento da assimetria.