Como recuperar o piso de concreto?
Como recuperar o piso de concreto?
Pisos de concreto A solução é na maior parte das vezes feita com endurecedores (argamassa de alta resistência inicial, poliuretano, epóxi) de forma a tampar os poros e fissuras. Em seguida é feito uma limpeza com escovas e lixas abrasivas de forma a garantir a uniformidade da superfície.
Porque racha o piso de cimento?
“O cimento quando é misturado à argamassa gera um alto calor de hidratação, então, quanto maior o teor de cimento, maior o calor de hidratação. Quando o cimento começa a endurecer, esse calor gera essa fissura de retração”, explica o engenheiro. Isso ocorre, normalmente, em contrapiso.
Quais são as consequências do piso de concreto?
Os pisos de concreto sofrem uma série de agressões que levam a sua deterioração. Desgaste do tempo, impactos ou excessiva vibração, sobrecargas, tráfego intenso e danos estéticos são consequências de algumas patologias que podem acometer o piso de concreto. É preciso identifica-las e tratá-las corretamente o mais rápido possível.
Por que o concreto pode se deteriorar?
Apesar de ser um material extremamente resistente, o concreto pode se deteriorar naturalmente ao longo do tempo. Ele está sujeito a ações externas prejudiciais e até mesmo a falhas de execução.
Quais são as principais patologias do piso de concreto?
Segundo o engenheiro Ruy Serafim de Teixeira Guerra, as principais patologias dos pisos de concreto são a delaminação (desplacamento), desgaste superficial, manchas e fissuras de retração.
Como fazer o reparo do piso?
O reparo do piso consiste inicialmente no recorte da área danificada, formando uma figura geométrica regular, e na regularização da superfície de modo a garantir a espessura mínima para o material que será empregado no reparo. O próximo passo é a aplicação de um primer e, em seguida, da argamassa.