Pode cortar a raiz das orquídeas?
Índice
- Pode cortar a raiz das orquídeas?
- Como tirar as raízes velhas da orquídea?
- Porque as raízes das orquídeas secam?
- O que fazer quando as raízes da orquídea saem do vaso?
- Quando a orquídea está com muita raiz?
- Como é uma raiz de orquídea?
- Como saber se a raiz da orquídea está morta?
- Tem como recuperar orquídeas com raízes secas?
- O que fazer quando a raiz apodrece?
- O que fazer quando a orquídea cresce muito?
- Como cuidar das raízes das orquídeas?
- Como cortar a orquídea?
- Quando você deve podar a orquídea?
- Por que a orquídea não volta a produzir flores?
Pode cortar a raiz das orquídeas?
Não corte essas raízes! Quando elas estão brancas, elas são essenciais à planta. A raiz parece morta. ... Raízes mortas podem sim ser cortadas para a planta ficar mais bonita, mas você deve escolher bem para saber qual é a raiz que está morta mesmo.
Como tirar as raízes velhas da orquídea?
Aproveite que você deixou as raízes mais soltas para cortar as raízes velhas: aquelas que estiverem mais murchas, acinzentadas e sem vida. Utilize uma tesoura higienizada com cloro ou álcool e corte o que for possível. Será uma limpeza importante para a sua orquídea!
Porque as raízes das orquídeas secam?
A explicação científica para o apodrecimento das raízes das orquídeas Phalaenopsis está na formação de suas células, que é muito diferente da maioria das plantas comuns, que apenas contêm raízes com “canudinhos” que simplesmente sugam a umidade da terra.
O que fazer quando as raízes da orquídea saem do vaso?
Aí, o jeito é tirar a planta com o maior cuidado do vaso velho, lavar bem as raízes para eliminar o substrato antigo e colocá-la num vaso novo, que tenha pelo menos uns três dedos de espaço na frente para a planta crescer.
Quando a orquídea está com muita raiz?
Ana Maria, muitas orquídeas gostam de ficar com as raízes para fora do vaso. ... Aí, o jeito é tirar a planta com o maior cuidado do vaso velho, lavar bem as raízes para eliminar o substrato antigo e colocá-la num vaso novo, que tenha pelo menos uns três dedos de espaço na frente para a planta crescer.
Como é uma raiz de orquídea?
As raízes das orquídeas variam em espessura dependendo da espécie. ... A ponta, em geral, é esverdeada, pois ali é a região de crescimento da raiz chamada meristema subapical. Ele é subapical porque não fica na ponta da raiz e sim envolvido por uma camada protetora que funciona como uma capa chamada coifa.
Como saber se a raiz da orquídea está morta?
Retire a orquídea do vaso, tomando cuidado especial com as raízes; Se a sua planta conta com hastes de flores (laterais) e se encontra apodrecida ou afogada, o mais provável é que ela já não tenha nenhuma flor, ainda que pode ser que ela esteja começando a formar novas.
Tem como recuperar orquídeas com raízes secas?
Geane, não tem como ressuscitar uma raiz que já morreu, mas, se a planta estiver saudável, é possível estimulá-la a produzir novas raízes. Se você adubar a orquídea uma vez por semana com NPK 30-15-15, logo surgirão novas raízes, que são verdes na ponta e mais claras no comprimento.
O que fazer quando a raiz apodrece?
Não tem problema recolocar a planta nele, mas lave-o bem com o detergente neutro para tirar todos os resíduos de fungo ou de raiz apodrecida. Adicione uma camada de 2 a 5 cm de húmus no fundo do vaso para que a drenagem seja eficaz.
O que fazer quando a orquídea cresce muito?
Se você quiser acelerar o crescimento de uma muda ou planta, utilize um fertilizante rico em nitrogênio, o elemento que estimula o crescimento e a brotação. Uma fórmula muito utilizada pelos orquidófilos nessa situação é a 30 10 10, que possui 30% de nitrogênio em sua formulação.
Como cuidar das raízes das orquídeas?
As raízes das orquídeas são espessas e é habitual usar floreiras transparentes pois possuem a capacidade de absorver a luz para fazer a fotossíntese. O cuidado das raízes é algo que você também deve ter em conta ao podar orquídea: se as raízes das suas orquídeas apresentam uma cor negra, é possível que tenham falta de espaço.
Como cortar a orquídea?
Use uma ferramenta de corte afiada para cortar através da bainha e da espiga, posicione o corte o mais perto possível da base das folhas de proteção. Não corte através das folhas ou do pseudobulbo. Aguarde até que as flores murchem. Certifique-se de que as flores morreram antes de podar a orquídea.
Quando você deve podar a orquídea?
Espere até que as flores murchem. Você só deve podar a orquídea após suas flores morrerem. Idealmente, a espiga ligada à flor também deve mostrar sinais de amarelamento. Normalmente, as flores vão durar cerca de oito semanas antes de morrerem.
Por que a orquídea não volta a produzir flores?
O fato é que a maioria das orquídeas não volta a produzir flores, a partir da haste floral que já encerrou o processo. Este é o caso, por exemplo, das espécies e híbridos do gênero Oncidium. Neste caso, tão logo as flores caiam, a haste pode ser cortada, bem rente à base.