Pode cortar o galho seco da orquídea?
Pode cortar o galho seco da orquídea?
Se ela secar parcialmente, você pode (ou não) cortar a parte seca). Caso a haste fique totalmente seca, é recomendado que você faça o corte! Mas é importante destacar que na natureza a haste permaneceria seca por um tempo, até se quebrar naturalmente, então essa pode ser uma escolha sua!
Como cortar uma haste de orquídea?
A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.
Como me ajuda a minha orquídea?
“Me ajuda: minha orquídea secou”. Esse é um pedido muito comum feito por pessoas que não entendem tanto de orquídeas, e é bastante comum algumas semanas após receber um vaso de presente. No entanto, muitos orquidófilos ou pessoas experientes não sabem muito bem o que dizer aos amigos, e ficam perdidos.
Por que a orquídea não volta a produzir flores?
O fato é que a maioria das orquídeas não volta a produzir flores, a partir da haste floral que já encerrou o processo. Este é o caso, por exemplo, das espécies e híbridos do gênero Oncidium. Neste caso, tão logo as flores caiam, a haste pode ser cortada, bem rente à base.
Quando se brota uma orquídea?
A segunda opção é quando a haste seca toda e, em vez de brotar uma nova haste, surge um keiki, ou seja, um novo broto de orquídea, que começa a brotar raízes de um outro ponto da orquídea. Se isso acontecer, é simples: basta cortar a haste com o “bebê orquídea” e levá-lo a um novo vaso.