O que precisa para tirar o ASO?

Índice

O que precisa para tirar o ASO?

O que precisa para tirar o ASO?

Geralmente, o atestado de saúde ocupacional é feito e emitido por um médico do trabalho. Porém, é possível que um médico de outra especialidade ou clínico geral faça o ASO, esde que esteja devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina vigente da localidade onde trabalha.

Como é feito o atestado de saúde ocupacional?

O Atestado de Saúde Ocupacional costuma ser elaborado e emitido por um médico do trabalho, mas também poderá ser emitido e assinado por um médico clínico, registrado no Conselho Regional de Medicina de onde realiza a consulta.

Quais são os tipos de Aso?

Existem 5 tipos de atestado ASO que podem ser requeridos pela empresa:

  • Admissional;
  • Demissional;
  • Periódico;
  • Mudança de função;
  • Retorno ao trabalho.

Quais os itens ou componentes devem ter no Aso?

O ASO deverá conter, no mínimo: a) o nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade, e a sua função; b) os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST);

Quanto custa um atestado de saúde ocupacional?

O custo do exame admissional é da empresa: o candidato não poderá pagar de seu bolso ou, se for o caso, deverá ser reembolsado pelo valor. O valor, na maior parte das clínicas, não é alto, podendo variar de R$ 20,00 em cidades de menor porte, ou R$ 50,00, como é o caso das cidades maiores e capitais.

O que é Aso em quantas vias dever ser emitida?

O ASO deverá ser emitido em duas vias. A primeira via ficará arquivada no local de trabalho e a segunda, será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.

O que é o exame ASO?

O que é ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)? Em primeiro lugar, ASO é Atestado de Saúde Ocupacional, um importante documento da Medicina do Trabalho. Como o nome sugere, tem o objetivo de atestar se o funcionário está apto ou não para exercer as suas funções profissionais para o cargo indicado.

Postagens relacionadas: