O que é void em Arduino?
Índice
- O que é void em Arduino?
- Como criar função no Arduino?
- O que realizamos na função void loop ()?
- Como chamar uma função no Arduino?
- Quais as funções do Arduino?
- Quais são as funções do Arduino?
- O que é a função setup ()?
- Como iniciar a programação do Arduino?
- Quais são os primeiros passos do Arduino?
- Como criar uma biblioteca para Arduino?
- Qual a linguagem de programação do Arduino?
O que é void em Arduino?
A palavra chave void é usada apenas em declarações de funções. Ela indica que é esperado que a função não retorne nenhuma informação para a função da qual foi chamada.
Como criar função no Arduino?
Funções no Arduino precisam ser criadas fora das chaves ({ }) das funções Setup e Loop. Uma boa prática é criar uma nova aba na interface IDE do Arduino para as funções. Para se criar uma função precisamos primeiramente declarar essa função. A palavra void na declaração da função significa que essa não retorna valores.
O que realizamos na função void loop ()?
A void setup() é uma função que é executada apenas quando começa o programa e serve para configurar os pinos da placa e estabecer a comunicação serial com um computador. A outra void loop() é uma função que executa os comandos que são colocados nela infinitamente.
Como chamar uma função no Arduino?
Uma função, portanto, para que possa ser chamada, precisa ser definida em algum lugar. A chamada poderá ser feita dentro do bloco loop() ou setup(). A definição de novas funções poderá ser feita no próprio sketch, ao lado dos blocos loop() e setup() que são definições de funções (chamadas automaticamente pelo Arduino).
Quais as funções do Arduino?
Funções
- Entradas e Saídas Digitais. digitalRead()
- Entradas e Saídas Analógicas. analogRead()
- Apenas Zero, Due e Família MKR. analogReadResolution()
- Entradas e Saídas Avançadas. noTone()
- Funções Temporizadoras. delay()
- Funções Matemáticas. abs()
- Funções Trigonométricas. cos()
- Caracteres. isAlpha()
Quais são as funções do Arduino?
Funções
- Entradas e Saídas Digitais. digitalRead()
- Entradas e Saídas Analógicas. analogRead()
- Apenas Zero, Due e Família MKR. analogReadResolution()
- Entradas e Saídas Avançadas. noTone()
- Funções Temporizadoras. delay()
- Funções Matemáticas. abs()
- Funções Trigonométricas. cos()
- Caracteres. isAlpha()
O que é a função setup ()?
A função setup() é chamada quando um sketch inicia. Use-a para inicializar variáveis, configurar o modo dos pinos(INPUT ou OUTPUT), inicializar bibliotecas, etc. A função setup() será executada apenas uma vez, apoós a placa ser alimentada ou acontecer um reset.
Como iniciar a programação do Arduino?
O exemplo mais simples para iniciar a programação do Arduino, que pode ser considerado como o conhecido “Hello World” das linguagens de programação, consiste em acionar um LED através de uma saída digital. A placa Arduino Uno já possui um Led ligado ao pino digital 13 que pode ser utilizado para o teste, e na IDE podemos carregar o exemplo Blink:
Quais são os primeiros passos do Arduino?
Este post faz parte da série Primeiros Passos com Arduino. Leia também os outros posts da série: Introdução ao Arduino – Primeiros passos na plataforma Usando os pinos digitais do Arduino Entendendo as Entradas Analógicas do Arduino Usando as saídas PWM do Arduino Arduino – Comunicação Serial Criando suas próprias bibliotecas para Arduino
Como criar uma biblioteca para Arduino?
Outra vantagem de se utilizar bibliotecas é a abstração de hardware, uma vez que você pode manipular o hardware com métodos mais próximos à nossa linguagem. Nesse tutorial vamos apresentar como criar uma biblioteca para Arduino para manipular um pino de saída de forma mais alto nível. As bibliotecas para Arduino são feitas em C++.
Qual a linguagem de programação do Arduino?
O software para programação do Arduino é uma IDE que permite a criação de sketches para as placas. A linguagem de programação é modelada a partir da linguagem Wiring .