Como usar uma guia de Umbanda?

Índice

Como usar uma guia de Umbanda?

Como usar uma guia de Umbanda?

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.

Para que serve a firma na guia?

O fio de contas é fechado com Isiro ikasi (uma conta especial), que aqui no Brasil ficou conhecida como "firma", justamente por fechar ou firmar o colar. Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso.

O que significa a guia branca na Umbanda?

Lembrando que todas as guias devem ser fechadas por um Pai de Santo. As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado.

Qual a diferença de entidade para orixá?

A energia dos orixás é aproximada pelo contato com as entidades, que são espíritos mais experientes e que fazem os chamados trabalhos (parte do ritual umbandista) nos terreiros. As entidades cultuadas pela umbanda são: Exus e pombagiras: na mitologia africana, o exu é um orixá mensageiro.

Qual Orixa usa Guia de Búzios?

Fio de Oxumarê com búzios.

Para que serve a guia de Exú?

Significa que elas absorvem os acúmulos negativos dos campos eletromagnéticos, protegendo os médiuns contra influências ruins durante o trabalho. A guia assimila cargas negativas e não deixa que elas atinjam o médium incorporado. Ela também pode ser usada no dia-a-dia como um pára-raio de energias pesadas.

Quais são as guias usadas na Umbanda?

As GUIAS usadas na Umbanda são aqueles colares coloridos que os médiuns utilizam nos trabalhos, fazendo parte do uniforme do Umbandista. Estes "colares" são verdadeiros pára-raios em defesa dos os médiuns. É um objeto no qual os Guias e Protetores imantam com determinadas forças para servirem de instrumentos em ocasiões precisas.

Qual a cor da Umbanda?

Para a Umbanda, vamos dar as cores das guias mais usadas ou aceitas pela maioria: Oxalá = branca. Nanã = lilás. Iemanjá = azul leitoso. Omolu = branco-preto-vermelho. Ogum = vermelho. Obaluayê = branco-preto. Xangô = marrom. Exu = preto e vermelho.

Como começam os médiuns de Umbanda?

No geral, médiuns iniciantes de Umbanda começam com a guia branca (ligada a Oxalá) e a guia de sete linhas. Ao decorrer do seu desenvolvimento mediúnico, outros fios de conta lhe são adicionados. Algumas casas indicam que os filhos de passe tenham ao menos as guias dos seus pais de cabeça.

Qual a diferença entre guias e colares na Umbanda?

Enfim, há certa flexibilidade no uso das cores de guias e colares consagrados aos Orixás na Umbanda. E isso se deve ao fato de que eles, na verdade, irradiam-se em padrões vibracionais diferentes e em cada um mudam as cores das energias irradiadas.

Postagens relacionadas: