Quais os sintomas da demência fronto temporal?
Índice
- Quais os sintomas da demência fronto temporal?
- Quanto tempo vive uma pessoa com demência frontotemporal?
- Como cuidar de uma pessoa com demência frontotemporal?
- O que causa demência fronto temporal?
- Quais as consequências da demência?
- Quais os estágios da demência?
- Quais os sinais e sintomas da demência frontotemporal?
- Como cuidar de uma pessoa com demência?
- Como é o tratamento para a demência?
- Como incentivar pessoas com demência?
Quais os sintomas da demência fronto temporal?
Sintomas típicos da demência frontotemporal
- Depravação. Desenvolve uma conduta sexual inadequada. ...
- Impulsividade. Faz gastos malucos, vira presa fácil de golpes financeiros e xinga com frequência.
- Desinibição. ...
- Obsessão. ...
- Dificuldade de julgar emoções.
Quanto tempo vive uma pessoa com demência frontotemporal?
No geral, depende da evolução do quadro. Após o diagnóstico correto, de 4 a 8 anos em média. Mas existem casos em os que pacientes vivem com a doença muitos anos ou décadas.
Como cuidar de uma pessoa com demência frontotemporal?
Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença. Não trate a pessoa com demência como um bebê ou um ser incapaz.
O que causa demência fronto temporal?
A demência frontotemporal, que se refere a um grupo de demências, resulta de doenças espontâneas e hereditárias (que ocorrem por razões desconhecidas) que fazem com que o lobo frontal e, por vezes, o lobo temporal do cérebro se degenerem.
Quais as consequências da demência?
A demência, chamada de transtorno neurocognitivo maior ou ligeira na DSM-V, corresponde a uma alteração progressiva de áreas do cérebro, resultando em alterações da memória, comportamento, linguagem e personalidade, interferindo diretamente na qualidade de vida da pessoa.
Quais os estágios da demência?
Assim, a evolução da doença pode ser didaticamente dividida em quatro fases:
- Pré-demência: Nessa fase, os sintomas são muito sutis e muitas vezes atribuídos, de forma equivocada, ao envelhecimento natural ou ao estresse. ...
- Estágio Inicial ou leve. ...
- Estágio intermediário. ...
- Estágio avançado (terminal)
Quais os sinais e sintomas da demência frontotemporal?
Os sinais e sintomas da demência frontotemporal dependem das áreas do cérebro que estão afetadas e podem ser diferentes de uma pessoa para a outra, no entanto, as alterações podem ser:
Como cuidar de uma pessoa com demência?
Para cuidar de uma pessoa com Demência é necessária sensibilidade e capacidades para ir de encontro às suas necessidades. É importante dotar os cuidadores de conhecimentos e competências técnicas, humanas e relacionais, para complementar as dependências da pessoa com demência.
Como é o tratamento para a demência?
Hoje o tratamento para a demência não busca a cura da doença, e sim retardar a sua progressão. Por exemplo, para um indivíduo que tem dificuldade de se vestir sozinho, mas que ainda consegue andar por conta própria, o tratamento será no sentido de que ele mantenha a capacidade de caminhar sozinho pelo maior tempo possível.
Como incentivar pessoas com demência?
Pessoas com demência deve ser incentivada a continuar suas atividades normais de descanso, desde que permaneçam seguros e não causam frustração para o paciente. Certas atividades, como artesanato, jogos de mesa e música pode servir como um importante estímulo mental e melhorar o humor do paciente.