O que é cuidado de estomas?
Índice
- O que é cuidado de estomas?
- Quais os cuidados com a pele ao redor do estoma?
- Como limpar um estoma?
- O que causa o estoma?
- O que são estomas intestinais?
- O que podemos usar para tratar a região Periestomal?
- Como se limpa uma bolsa de colostomia?
- O que usar para limpar a bolsa de colostomia?
- Quais alimentos são ótimos para o estômago?
- Como preparar 3 remédios caseiros para dor de estômago?
- Qual a melhor fruta para o estômago?
- Como cuidar do pós-operatório da colostomia?
O que é cuidado de estomas?
Cuidados com a pele ao redor do estoma: A limpeza da pele ao redor do estoma deve ser feita com água e sabonete neutro, sem esfregar com força, nem usar esponjas ásperas. Os pêlos ao redor do estoma devem ser aparados com tesoura.
Quais os cuidados com a pele ao redor do estoma?
Não passe álcool, colônias ou outra substância que não seja própria para estomizados; Apare os pelos ao redor do estoma com uma tesoura; Tome sol por 15 minutos todos os dias, mas lembre-se de proteger o estoma com uma gaze umedecida (assim ele não fica diretamente exposto ao sol);
Como limpar um estoma?
Para limpar o estoma, na maioria dos casos, basta utilizar água morna e uma toalha. Já quando se trata da higienização da pele periestoma, convém usar um sabonete, de preferência neutro e líquido.
O que causa o estoma?
Descrição/Causas: Uma doença inflamatória da pele frequentemente observada em pacientes com doença intestinal inflamatória (IBD) como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa.
O que são estomas intestinais?
O estoma é um procedimento cirúrgico no qual é realizada uma abertura no abdome e exteriorizado um segmento da alça intestinal, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado para uma bolsa externa.
O que podemos usar para tratar a região Periestomal?
Uma pele seca garante uma boa aderência e ajuda a diminuir o risco de infeções fúngicas. A rotina de cuidado com a pele, incluindo o uso do removedor de adesivo em spray ou toalhetes para remover o penso protetor cutâneo, pode ajudar a manter a pele periestomal saudável.
Como se limpa uma bolsa de colostomia?
Como cuidar da bolsa da colostomia
- Retirar a bolsa, descolando lentamente para não magoar a pele. ...
- Limpar o estoma e a pele em volta com um pano macio limpo umedecido em água morna. ...
- Secar bem a pele em volta da colostomia para permitir que a nova bolsa fique colada na pele.
O que usar para limpar a bolsa de colostomia?
Bolsas intestinais
- quando for retirar a bolsa, colocar um pouco de água morna para ajudar a descolar o curativo de forma menos agressiva;
- deve ser feito uma boa limpeza no estoma e na pele ao redor dela usando um pano macio umedecido com água morna;
Quais alimentos são ótimos para o estômago?
Descubra outros alimentos que são ótimos para o estômago. Existem muitos alimentos que, por suas grandes propriedades curativas, são muito bons para ajudar a aliviar algumas doenças gastrointestinais, como diarreia, distensão abdominal, gases e cãibras. Todos esses problemas podem ser tratados com produtos naturais.
Como preparar 3 remédios caseiros para dor de estômago?
Colocar os ingredientes numa xícara, deixar descansar por 10 minutos e beber a seguir. Além destas opções, os chás de Capim-Limão, Ulmária ou de Lúpulo são outras opções de remédios caseiros que podem ser usados para tratar a dor de estômago. Veja como preparar 3 Remédios Caseiros para Dor de Estômago .
Qual a melhor fruta para o estômago?
Para pessoas que têm um estômago delicado e sensível, é recomendável consumir a fruta assada, já que dessa maneira aproveitamos melhor suas propriedades. Canela. A canela é muito utilizada para combater a diarreia e irritações estomacais. Também ajuda a acabar com os gases que se acumulam no intestino e provocam dores e outros incômodos.
Como cuidar do pós-operatório da colostomia?
Cuidados no pós-operatório da colostomia. É de extrema importância manter a bolsa de colostomia sempre limpa e lavar seu interior com água. Além disso, deve-se trocar a base adesiva ou a bolsa quando houver infiltração do efluente fecal sob a placa de resina, ou quando esta estiver descolando.