Quais as recomendações necessárias para lidar com pessoas com síndrome de Down?
Índice
- Quais as recomendações necessárias para lidar com pessoas com síndrome de Down?
- Como chamar pessoas com síndrome de Down?
- Qual é a expectativa de vida de uma pessoa com síndrome de Down?
- Como agir com colegas portadores dessa síndrome?
- Qual das doenças abaixo Podemos citar como mais frequentes na pessoa com síndrome de Down?
- Quais são as limitações de uma pessoa com síndrome de Down?
- Qual é a principal causa de morte para indivíduos com síndrome de Down?
- Quem tem Síndrome de Down recebe algum benefício?
- Quem tem Síndrome de Down é deficiente?
- Qual a causa da síndrome de Down?
- Como trabalhar com crianças com síndrome de Down?
- Por que a repetição é importante para a criança com síndrome de Down?
- Quais são os cromossomos da criança com síndrome de Down?
Quais as recomendações necessárias para lidar com pessoas com síndrome de Down?
Os pais podem se beneficiar com orientações de algum psicólogo. Há uma forma de trabalho muito bacana chamada Treinamento de pais. Além disso, uma alimentação adequada e a prática de esportes e/ou atividades físicas ajudam no desenvolvimento psicomotor.
Como chamar pessoas com síndrome de Down?
PORTADOR: Atualmente o termo correto usado é pessoa com deficiência, presente inclusive na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que no Brasil tem peso constitucional.
Qual é a expectativa de vida de uma pessoa com síndrome de Down?
Hoje, cada vez mais as pessoas com a síndrome estão chegando na terceira idade. Alguns estudos afirmam que a expectativa de vida cresceu no mínimo 3,75 vezes nos últimos 40 anos. Hoje, ela gira em torno dos 65 anos.
Como agir com colegas portadores dessa síndrome?
É importante praticar a conversa de forma clara e coerente. Certifique-se de estimulá-las a falar claramente, assim como o professor deve falar claramente com elas. Preste atenção à palavra ou às frases que os alunos têm dificuldade em transmitir e incentive-os a tentar falar da maneira cera.
Qual das doenças abaixo Podemos citar como mais frequentes na pessoa com síndrome de Down?
Os 10 problemas de saúde mais comuns nos bebês e nas crianças com Síndrome de Down são:
- Defeitos cardíacos. ...
- Problemas sanguíneos. ...
- Problemas auditivos. ...
- Maior risco de pneumonia. ...
- Hipotireoidismo. ...
- Problemas de visão. ...
- Apneia do sono. ...
- Alterações nos dentes.
Quais são as limitações de uma pessoa com síndrome de Down?
Apesar de indivíduos com síndrome de Down terem algumas semelhanças entre si, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e deficiência intelectual, não são todos iguais. Por isso, devemos evitar mencioná-los como um grupo único e uniforme.
Qual é a principal causa de morte para indivíduos com síndrome de Down?
Problemas imunológicos: As infecções continuam sendo uma importante causa de morte nos indivíduos com Síndrome de Down. Além disso, o risco aumentado para leucemias e doenças autoimunes sugere problemas de imunodeficiência nestes pacientes.
Quem tem Síndrome de Down recebe algum benefício?
Os portadores de Síndrome de Down, devido a esta condição, fazem jus a diversos direitos e um deles é a Aposentadoria com condições mais benéficas. Essas condições são devidas pois o portador de Síndrome de Down é considerado portador de deficiência, logo tem direito à Aposentadoria do Portador de Deficiência.
Quem tem Síndrome de Down é deficiente?
Trata-se de uma deficiência caracterizada pelo funcionamento intelectual inferior à média, que se manifesta antes dos 18 anos. Além do déficit cognitivo e da dificuldade de comunicação, a pessoa com Síndrome de Down apresenta redução do tônus muscular, cientificamente chamada de hipotonia.
Qual a causa da síndrome de Down?
A Síndrome de Down (SD), também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é a cromossomopatia mais comum em humanos (1 em cada 6 nascidos vivos), sendo também a principal causa de deficiência intelectual na população mundial.
Como trabalhar com crianças com síndrome de Down?
As crianças com Síndrome de Down podem apresentar hipotonia muscular, o que leva a dificuldades com a coordenação motora fina. Utilize apoio visual e materiais concretos para trabalhar a matemática.
Por que a repetição é importante para a criança com síndrome de Down?
A repetição é importante para as crianças com Síndrome de Down e o trabalho em etapas facilita a memorização e o aprendizado. Assim como os recursos concretos ajudam na aprendizagem da criança com Síndrome de Down, os comandos do professor também devem ser claros e simples.
Quais são os cromossomos da criança com síndrome de Down?
Em cada indivíduo há um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A pessoa com síndrome de Down tem 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra fica ligado ao par 21. A criança com essa síndrome tem o desenvolvimento em um ritmo devagar, é mais quieta, tendo dificuldade para sugar, engolir, sustentar a cabeça e os membros.