Como curar umbigo do potro?
Índice
- Como curar umbigo do potro?
- Qual a importância da cura do umbigo em Bezerros potros neonatos como ela deve ser realizada?
- O que fazer quando o potro está fraco?
- Como deve ser feita a cura do umbigo em bezerros?
- Por que posso afirmar que os potros precisam receber o colostro logo após o nascimento?
- Como fazer a cura do umbigo?
- Como se esquecer do umbigo?
- Como deixar o umbigo úmido?
- Como hidratar o umbigo?
Como curar umbigo do potro?
O cordão umbilical, que geralmente é rompido de forma natural, necessita de uma desinfecção, uma vez que pode tornar-se uma porta de entrada para algumas enfermidades. Esta desinfecção pode ser realizada através da introdução do umbigo do potro em um recipiente contendo uma solução de iodo a 10%.
Qual a importância da cura do umbigo em Bezerros potros neonatos como ela deve ser realizada?
G. A. Donovan, da Universidade da Flórida, o umbigo deve ser mergulhado no iodo o mais cedo possível após o parto, quando se move o bezerro para uma casinha ou baia e, novamente após 12 a 18 horas. Lembre-se: a imersão do umbigo é uma forma efetiva de reduzir a exposição do animal a patógenos causadores de doenças.
O que fazer quando o potro está fraco?
Se o potro não estiver mamando em torno das 6 horas após o parto, ou estiver fraco, ordenhe certa quantidade de colostro da égua, ou retire um pouco de um banco de colostro congelado, e forneça ao potro com o uso de uma mamadeira ou outro recipiente parecido com uma sonda estomacal.
Como deve ser feita a cura do umbigo em bezerros?
Recomenda-se que a cura de umbigo seja feita imediatamente após o nascimento da bezerra, imergindo o cordão umbilical até a sua base na tintura de iodo durante aproximadamente 30 segundos. A frequência mínima a ser adotada é de 2 vezes por dia, até o dia em que o umbigo seque e se desprenda do abdômen.
Por que posso afirmar que os potros precisam receber o colostro logo após o nascimento?
Há um pequeno problema em torno disso, pois a placenta age como uma barreira para a passagem de anticorpos, dificultando que haja um estável sistema imunológico para o potro. Sendo assim é realizada a ingestão do colostro, que ajuda na nutrição e imunidade, viabilizando bons resultados para o filhote.
Como fazer a cura do umbigo?
“O importante é que a cura do umbigo seja feita no dia do nascimento e com bastante tranquilidade, para que o manejo não provoque a rejeição da vaca pelo bezerro”. Prepare a solução de iodo + ácido pícrico e guarde em um recipiente fechado e protegido de luz.
Como se esquecer do umbigo?
É fácil se esquecer do umbigo, mas ele precisa ser limpo assim como qualquer outra parte do corpo. O bom é que basta usar um pouco de água e sabão para realizar a tarefa! Caso você sinta um odor desagradável na região que não saia com a limpeza regular, procure sinais de infecção.
Como deixar o umbigo úmido?
Evite passar óleos, cremes ou loções no umbigo, a não ser por recomendação médica. Esses produtos podem deixar o umbigo úmido, proporcionando o ambiente ideal para a multiplicação de bactérias ou fungos indesejáveis. É mais seguro hidratar o umbigo com um pingo de óleo ou com um hidratante bem leve se ele for para fora.
Como hidratar o umbigo?
É mais seguro hidratar o umbigo com um pingo de óleo ou com um hidratante bem leve se ele for para fora. Pare de passar hidratante se você sentir um odor ruim, coceira, irritação ou outros sinais de infecção. Procure sinais de infecção caso a limpeza frequente não dê resultado.