O que é ajuda compensatória do bem?
O que é ajuda compensatória do bem?
A ajuda compensatória é um valor indenizatório pago pelo empregador para compensar a perda salarial decorrente da redução da jornada/salário ou da suspensão. Ou seja, é um valor extra que a empresa desembolsa para diminuir os danos causados no salário do trabalhador.
Quem é a fonte pagadora da ajuda compensatória?
Já a ajuda compensatória mensal paga pelo empregador não integra a base de cálculo do IR, pois é isenta e deve ser informada na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, no item 26 – Outros com o CNPJ da fonte pagadora (empregadora.
Como lançar Saque FGTS no Imposto de Renda 2021?
O valor sacado não altera a base de cálculo do Imposto de Renda, por ser um rendimento isento. O montante resgatado deve ser informado na aba de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", no menu esquerdo do programa da Receita. Com a aba selecionada, clique em “Novo” para adicionar um rendimento isento.
O que é ajuda compensatória da MP 936?
Código da Natureza: 1619 - Nome: Ajuda Compensatória – MP 936 - Descrição: Ajuda compensatória paga pelo empregador ao empregado durante período de suspensão do contrato de trabalho ou redução proporcional de salário e jornada.
O que significa ajuda Compensatoria MP 936?
A MP 936/20 trouxe a possibilidade de as empresas pagarem a seus empregados uma "ajuda compensatória" em decorrência da redução proporcional de jornada de trabalho e salário, e da suspensão temporária de contratos de trabalho.
Como contabilizar ajuda compensatória MP 936?
A ajuda compensatória mensal:
- Deverá ter o valor definido em negociação coletiva ou no acordo individual escrito pactuado;
- Terá natureza indenizatória;
- Não integrará a base de cálculo do IRRF;
- Não integrará a base de cálculo da contribuição previdenciária e dos demais tributos incidentes sobre a folha de salários.