Como declarar empréstimo feito a membro da família?

Índice

Como declarar empréstimo feito a membro da família?

Como declarar empréstimo feito a membro da família?

Para declarar empréstimos contraídos junto a pessoa física, vá até a ficha Dívidas e Ônus Reais e selecione o código 14. Na área de “Discriminação”, coloque informações sobre a dívida, como a data da operação e o nome e CPF de quem fez o empréstimo.

Como declarar empréstimo com garantia?

Bens imóveis usados como garantia devem ser incluídos na aba “Bens e Direitos”, e não em “Dívidas e Ônus Reais” como empréstimos pessoais, por exemplo. Na seção “Bens e Direitos”, você deve informar o valor já quitado do financiamento, e não o valor do imóvel, por exemplo.

Por que o empréstimo é de pai para filho?

"O empréstimo é de pai para filho, mas, para a Receita, trata-se de duas pessoas físicas distintas", resume. Quando a dívida é paga, o processo se inverte, com ambos dando baixa na declaração de bens.

Como declarar dinheiro emprestado a um parente?

Para declarar dinheiro emprestado a um parente no imposto de renda, que pode ser irmão, primo, pai, filho, etc. é muito simples. Você deverá lançar na ficha “Bens e Direitos” a operação de empréstimo e nesta deverá constar o CPF e nome completo da pessoa que recebeu o empréstimo.

Como declarar o valor do empréstimo?

A pessoa que está emprestando deve declarar o valor no campo de bens de direito e outros créditos, informando o CPF do tomador e descrevendo as condições do empréstimo. Quem recebe declara a quantia no campo de dívidas e ônus reais, informando o CPF do cedente.

Como declarar o empréstimo com o CPF?

No campo de dívidas e ônus reais, declara-se o empréstimo com o CPF do dependente. Uma coisa acaba zerando a outra, mas para efeitos fiscais é importante declarar, já que a transação movimenta as contas bancárias", explica o professor de Conta­­bilidade Tributária da Facinter Robison Fernando Hancke.

Postagens relacionadas: