Como declarar filhos de pais separados no Imposto de Renda?

Índice

Como declarar filhos de pais separados no Imposto de Renda?

Como declarar filhos de pais separados no Imposto de Renda?

Pelas regras do Imposto de Renda, um mesmo filho não pode constar como dependente na declaração de mais de uma pessoa. Se uma das partes o declarou como dependente, a outra deve declará-lo como "alimentando".

Como declarar dependentes com guarda compartilhada?

Os pais precisam eleger qual deles colocará os filhos como dependente. Para efeito tributário, quando a guarda é compartilhada, somente um dos contribuintes pode abater o imposto, embora as despesas e responsabilidades sejam divididas pelo casal.

Como declarar pagamento de pensão alimentícia no imposto de renda?

A pessoa que paga a pensão alimentícia precisa informar os valores na ficha "Pagamentos efetuados" da declaração dela, além de incluir os dados das pessoas que recebem a pensão (você e/ou os filhos) na ficha de "Alimentandos".

Como colocar filho como dependente no Imposto de Renda?

Na declaração, é possível informar filhos e enteados até 21 anos ou até 24 anos, se estiverem estudando, além de pais e avôs, se entrarem nas normas legais. Quem informa dependente na declaração consegue deduzir o gasto com cada um deles.

Como declarar a pensão alimentícia que paguei para meus filhos?

Se o valor recebido de pensão alimentícia é menor ou igual a R$ 1.903,98 por mês, não há necessidade de preencher o carnê-leão. Bastar informar os valores recebidos diretamente na declaração de Imposto de Renda. A pensão deve ser informada na ficha de "rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior".

Como preencher o IRS de filhos de pais separados?

O preenchimento do IRS de filhos de pais separados costuma gerar algumas dúvidas, tendo em conta que há dois sujeitos passivos encarregues das despesas do mesmo dependente. Se é o seu caso, convém relembrar as regras em vigor para poder usufruir ao máximo das deduções fiscais.

Qual o limite de idade dos pais separados?

No caso de pais separados, a partir da maioridade, apenas um dos pais pode deduzir as despesas dos filhos. Esta regra também tem como limite de idade os 25 anos, altura em que os filhos deixam de ser considerados dependentes fiscais.

Por que os gastos com dependente passam a ser parte da declaração do filho?

Após o mês no qual o casal se separou, os gastos com dependente passam a ser parte apenas da declaração de quem ficou com a guarda do filho.

Como considerar as despesas dos filhos no IRS?

Neste caso, as regras não mudam. Os pais separados têm duas formas de considerar as contribuições para as despesas dos filhos no IRS: deduzindo a pensão de alimentos, ou deduzindo as despesas e a dedução fixa (600 euros por dependente). Uma invalida a outra.

Postagens relacionadas: