Como declarar empréstimo pessoa física no Imposto de Renda 2021?
Índice
- Como declarar empréstimo pessoa física no Imposto de Renda 2021?
- Onde lançar empréstimos no IR 2021?
- Como declarar o empréstimo no imposto de renda?
- Como declarar empréstimos junto a pessoas físicas?
- Quem é obrigado a declarar o imposto de renda?
- Por que é comum tomar empréstimo de parentes e não declarar o imposto de renda?
Como declarar empréstimo pessoa física no Imposto de Renda 2021?
No campo discriminação, o contribuinte deve informar o valor tomado e o destino dos recursos, além da forma de pagamento, número e valor de cada parcela mensal. O credor deve ser identificado pelo nome e CNPJ. Se tiver mais de um empréstimo, cada um deve ser citado em uma linha.
Onde lançar empréstimos no IR 2021?
Se você tomou mais de 5 mil reais emprestado de um amigo ou parente deve declarar o empréstimo na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, com o código “14 – Pessoas físicas”. No campo "Discriminação", é preciso informar o CPF da pessoa que concedeu o empréstimo. Quem emprestou o dinheiro também deve informar a operação no IR.
Como declarar o empréstimo no imposto de renda?
Para declarar o empréstimo no Imposto de Renda será necessário informá-lo na ficha de Dívidas e Ônus Reais. É ali que será informada a natureza da dívida e o CPF ou CNPJ do credor (quem concedeu o empréstimo). Se você contar com mais de um empréstimo, será necessário criar um item para cada um dos credores que lhe emprestaram uma quantia.
Como declarar empréstimos junto a pessoas físicas?
Para declarar empréstimos contraídos junto a instituições financeiras ou pessoas físicas, vá até a ficha Dívidas e Ônus Reais e selecione o código correspondente: 11 para banco (estabelecimento bancário comercial), 12 para sociedades de crédito, financiamento e investimento (como as financeiras), e 14 se a sua dívida for com uma pessoa física.
Quem é obrigado a declarar o imposto de renda?
Segundo a Receita Federal, são obrigados a declarar o Imposto de Renda os contribuintes que: Receberam rendimentos tributáveis (como salários e aluguéis), cuja soma anual foi superior a R$ 28.559,70.
Por que é comum tomar empréstimo de parentes e não declarar o imposto de renda?
É comum as pessoas tomarem empréstimos de parentes e não declararem a operação no imposto de renda. No entanto, isso pode gerar problemas porque a Receita pode entender que aquele dinheiro foi um rendimento recebido e não declarado.