Como importar dados do GCAP 2020 para GCAP 2021?
Como importar dados do GCAP 2020 para GCAP 2021?
Como importar dados do GCAP para a declaração do Imposto de Renda
- Importar suas informações para o programa gerador da declaração do GCAP de 2021;
- Desta maneira, clique na opção “Ganhos de capital”, dentro da plataforma;
- Posteriormente em “Importar GCAP 2021”;
Como preencher a declaração de Ganhos de Capital?
Aplique a alíquota de 15% sobre o lucro obtido na negociação: se você teve R$ 100 mil de ganho capital na venda de um imóvel, uma casa por exemplo, você deverá pagar R$ 15 mil de Imposto de Renda.
Como declarar os ganhos de capital no exterior?
Para declarar os ganhos de capital no exterior vá em “Direitos/Bens Móveis”. Preencha onde o bem foi adquirido, a especificação da operação, data e custo da aquisição. Em “Origem dos Rendimentos” escolha a opção que se encaixa a você de acordo como que falamos acima. Após o preenchimento da “Identificação/aquisição”, passe para a aba “Operação”.
Como recolher o ganho de capital?
Caso você tenha tido ganho de capital e não tenha declarado, será preciso recolher o imposto retroativo, sujeito a penalidades (multas e juros). No site da Receita Federal é possível acessar o Programa de Apuração de Ganho de Capital (GCAP 2018), que calcula automaticamente e mostra em um extrato se ocorreu o ganho.
Como saber a tributação de ganho de capital?
E para complicar ainda mais, a tributação de ganho de capital é distinta para os regimes tributários das empresas. Por isso, é fundamental conhecer e saber as diferenças entre a tributação do ganho de capital para pessoas físicas e para as diferentes pessoas jurídicas.
Qual o imposto sobre ganho de capital?
Em geral o imposto sobre ganho de capital é de 15% sobre o lucro, no entanto existem algumas considerações sobre os rendimentos dos investimentos. Vejamos algumas: Bens e direitos adquiridos e aplicações financeiras realizadas com rendimentos auferidos originariamente em reais.