Como a didática pode ser conceituada?

Índice

Como a didática pode ser conceituada?

Como a didática pode ser conceituada?

Enquanto a Pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino. A partir desse conceito, podemos dizer que a Didática tem um caráter mais instrumental, que material. ... Ensino e aprendizado, então, são duas faces da mesma moeda.

Qual é o objeto próprio da didática?

A Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo ensinar métodos e técnicas que possibilitem a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. Os elementos da ação didática são: o professor. o aluno.

Qual o significado conceitual de didática?

LIBÂNEO, 1998 Didática é uma disciplina pedagógica. Tem como objeto o ensino como mediação da relação ativa dos alunos com o saber sistemático. Preocupa- se com os processos de ensino e aprendizagem em sua relação com as finalidades educacionais.

O que se estuda em didática?

Didática Geral, como o próprio nome indica,trata dos princípios gerais da prática em sala de aula, tais como: processo de ensino e de aprendizagem, ... prática de ensino, formulação de objetivos, etc.

Quais são as características da didática?

Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia a responsável por “como” ensinar. ... Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas.

Qual a diferença entre didática e metodologia?

Tanto a Didática como a Metodologia estudam os métodos de ensino. ... A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino.

Quais são as três dimensões da didática?

Para a estudiosa, um ensino que se mostra eficiente se faz mediante a articulação das três dimensões: humana, técnica e político-social.

O que vem a ser a didática e sua origem?

A origem etimológica do termo didática procede do grego didaskein que significa instruir, ensinar. Foi introduzido pela primeira por Rat- ichius (1571l1635), no século XVI, como ciência reguladora do ensino.

Quais são os três principais fundamentos que norteiam o ato de ensinar na didática atual?

Estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino A estrutura e componentes explica o processo didático como a ação recíproca entre três componentes; os conteúdos, o ensino e a aprendizagem.

Quais os 4 princípios da didática?

Os cinco princípios da didática são: conhecimento, empatia, canalização, individualização e múltipla exposição.

Postagens relacionadas: