Onde lançar contribuições dedutíveis do PGBL?

Índice

Onde lançar contribuições dedutíveis do PGBL?

Onde lançar contribuições dedutíveis do PGBL?

Se você investe em PGBL, terá de declarar sua previdência no IR ao informar o valor das contribuições na ficha “Pagamentos Efetuados”. Neste caso, terá de escolher entre três códigos disponíveis no programa do Imposto de Renda, que variam de acordo com o plano escolhido.

Qual percentual PGBL Imposto de Renda?

12% Posso deduzir no IR? Sim, é permitido deduzir até 12% do total dos rendimentos tributáveis quando a contribuição for para uma previdência do tipo PGBL. Nesse caso, a contribuição deve ser informada no campo Pagamentos Efetuados, campo 36 (Previdência Complementar).

Qual é dedutível PGBL ou VGBL?

A principal diferença entre os dois está na tributação, uma vez que o PGBL é mais indicado para pessoas que entregam a declaração completa do Imposto de Renda e o VGBL é mais indicado para quem entrega a declaração simplificada.

Como funciona a aplicação em PGBL?

Veja alguns requisitos:

  1. ter renda tributável em volume relevante na pessoa física;
  2. ter despesas dedutíveis que, somadas aos 12% do PGBL, superem 20% da renda;
  3. efetuar contribuições para o INSS ou para outro regime de previdência pública, como o dos servidores;

Como declarar o benefício PGBL no imposto de renda?

Como declarar Resgate e Benefício PGBL no Imposto de Renda? Tag: Como declarar resgate e benefício PGBL no imposto de renda? A declaração dos resgates de planos de previdência privada PGBL depende do regime de tributação: progressivo ou regressivo.

Qual a alíquota do resgate de planos de previdência privada PGBL?

A declaração dos resgates de planos de previdência privada PGBL depende do regime de tributação: progressivo ou regressivo. Quem opta pela tabela regressiva, terá alíquotas que variam de 35% a 10%, diminuindo com o tempo de acordo com o tempo que o dinheiro permaneceu investido.

Qual a tabela de tributação do PGBL?

No caso do imposto de renda da previdência privada, existem regras específicas para esse tipo de investimento. Entre elas, podemos destacar o fato de a tributação do PGBL ser feita somente no resgate ou quando o benefício é recebido. Além disso, o investidor pode optar por uma entre duas tabelas de tributação.

Quando o imposto de renda é progressivo?

Quando a tributação é no regime progressivo, o imposto de renda dependerá do valor sacado. Resgates até R$ 1.903,98 são isentos da cobrança. O valor sobe até chegar a quantias acima de R$ 4.644,68, neste caso taxadas em 27,5% sobre a rentabilidade do investimento.

Postagens relacionadas: