Como declarar sinistro de automóvel no Imposto de Renda 2020?

Índice

Como declarar sinistro de automóvel no Imposto de Renda 2020?

Como declarar sinistro de automóvel no Imposto de Renda 2020?

Se o proprietário de um carro, caminhão ou moto teve seu veículo roubado, furtado ou firmado como “perda total”, deve deixar o campo “Situação em 31/12/2020” em branco e, no quadro “Discriminação”, informar o incidente, bem como o valor de indenização recebido da seguradora, se for o caso.

Como declarar recebimento de sinistro no Imposto de Renda?

Castello esclarece que as indenizações dos seguros devem ser informadas na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis, sob o código 03, intitulado de 'Capital das Apólices de Seguro ou pecúlio pago por morte do segurado' e 'Pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez ...

Como declarar indenização de seguro no imposto de renda?

Veja a seguir como declarar indenização de seguro no Imposto de Renda. Os valores recebidos a título de indenização de seguros devem ser informados na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 3. Basta informar o valor recebido a título de indenização.

Como declarar um veículo roubado?

Ele deve ser informado da maneira como já vinha sendo declarado em anos anteriores (veja como declarar o carro ou qualquer outro tipo de veículo). No campo “Discriminação”, informe que o veículo foi roubado ou sofreu perda total, pelo que foi indenizado pelo seguro.

Será que você receberá uma indenização de seguro por conta de um veículo roubado?

Caso você tenha recebido indenização de seguro por conta de um veículo roubado e não recuperado, ou ainda de uma perda total, há um passo a mais. Na ficha de Bens e Direitos, você deverá “dar baixa” no veículo.

Por que são isentas de imposto de renda?

Em razão disso, são isentas de imposto de renda. Ainda assim, quem recebe uma indenização de seguro deve informar o fato à Receita, para esclarecer que aqueles recursos não são rendimentos tributáveis, ou que os bens adquiridos com eles são apenas reposições e não aumento do seu patrimônio.

Postagens relacionadas: