Como protocolar o SESMT no Ministério do Trabalho?

Índice

Como protocolar o SESMT no Ministério do Trabalho?

Como protocolar o SESMT no Ministério do Trabalho?

Em um primeiro momento, você deve acessar o site oficial e clicar em “Cadastra-se”. Em seguida, você deve completar os campos, referente ao CPF, data de nascimento e código de segurança, que estará aparecendo na tela e clicar em “Confirmar”. Inicialmente, esse cadastro é ligado a um usuário e não a empresa.

Como é o processo de validação do Sesmt?

Há uma consulta pública em https://sesmt.mte.gov.br/Consulta/ValidarDeclaracaoSESMT.aspx onde qualquer pessoa pode validar os dados básicos de uma declaração de SESMT através do código de autenticação presente na última linha do recibo de declaração. O código de autenticação está no formato aaaa-aaaa-aaaa.

Como fazer um Sesmt?

Este dimensionamento do SESMT deve ser feito em apenas 05 passos:

  1. Passo 1 - Identificar quantos e quais estabelecimentos há em sua empresa.
  2. Passo 2 - Calcular quantos funcionários trabalham em cada estabelecimento.
  3. Passo 3 - Identificar qual a atividade principal desempenhada naquele estabelecimento.

Como consultar SESMT?

O endereço eletrônico para acessar o sistema SESMT é http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/sistema-sesmt-servicos-especializados-em-engenharia-de-seguranca-e-em-medicina-do-trabalho.

Quanto tempo leva o cadastro do SESMT?

Após concluído o cadastramento do usuário no Sistema, passa-se ao cadastro das informações do Sistema Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da empresa. Após a conclusão de cadastro do SESMT, o sistema irá gerar um recibo, que poderá ser impresso e constitui o comprovante de cumprimento da obrigação. Quanto tempo leva?

Como fazer o login do SESMT?

Outra opção é fazer o login, acessar o ícone “SESMT”, do lado esquerdo da tela, e clicar em “Declarar SESMT”, selecionando a empresa cadastrada. Clicando em “ok” em seguida. Assim, a próxima tela será dos tipos de SESMT disponíveis, com uma breve descrição de cada um, para que você selecione aquele que deseja.

Qual o dimensionamento do SESMT?

No mais, é preciso entender melhor o chamado dimensionamento do SESMT, que se refere a obrigatoriedade de acordo com o risco de uma atividade e baseado no número total de empregados. Assim, existe o quadro II de dimensionamento que se refere a quantidade de empregados diretos do SESMT que uma empresa deve ter, que você pode conferir logo abaixo:

Como fazer o registro do SESMT através da Internet?

Uma das grandes facilidades atuais é que é possível fazer o registro do SESMT através da internet. Mais importante que isso, aqueles que já possuem o registro em papel e mediante protocolo, também devem regulamentar a situação no sistema. Para facilitar, vamos separar esse tópico em três partes:

Postagens relacionadas: