Como declarar renda do MEI no IRPF 2020?
Como declarar renda do MEI no IRPF 2020?
Se a pessoa física do MEI tem mais de uma fonte de renda e obteve rendimentos em 2020 além das atividades como empreendedor, ele deve informá-las na declaração da pessoa física. Além disso, ele deve informar na ficha “Bens e Direitos” que possui uma pessoa jurídica na modalidade de Microempreendedor Individual.
Como declarar os rendimentos do MEI?
Todavia, como pessoa física titular do MEI, você pode ter a obrigação de declarar o IRPF e, assim, terá de declarar os rendimentos recebidos pelo MEI. Então, como fazer isso? Pois bem, o artigo 14 da Lei complementar 123/2006 afirma que o valor que o titular recebe é considerado isento de IR, seja na fonte ou na Declaração de IR.
Qual a Declaração Anual do MEI?
Essa declaração acontece por meio da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). Esse formulário deve ser preenchido anualmente e deve conter apenas as informações do seu negócio.
Quando a declaração de IRPF é obrigatória ao MEI?
Quando a declaração de IRPF é obrigatória ao MEI? Há uma série de fatores a se levar em conta para analisar se a pessoa física deve declarar IR. No caso do MEI, como já expliquei, o fato de atuar no mercado com CNPJ não o exclui das obrigações ligadas ao seu CPF.
Qual a diferença entre Mei e imposto de renda?
MEI X Imposto de Renda. É preciso saber separar os lucros da empresa e os rendimentos de pessoa física. Parte dos ganhos pode estar livre de tributação. Todo Microempreendedor Individual (MEI) exerce dois papéis, o de empresário (Pessoa Jurídica) e o de cidadão (Pessoa Física). E cada um dos papéis envolve também obrigações.