Como declarar seguro de vida resgatável no Imposto de Renda?

Índice

Como declarar seguro de vida resgatável no Imposto de Renda?

Como declarar seguro de vida resgatável no Imposto de Renda?

Os seguros resgatáveis que oferecem rendimentos não são dedutíveis, sendo assim, não é obrigatório declarar os valores pagos. Já os valores resgatados precisam ser declarados, conforme a sua classificação anual, seja como rendimento isento ou tributável na fonte (ganho de capital).

O que é o seguro de vida resgatável?

Como o próprio nome diz, essa modalidade permite o resgate de um percentual do prêmio total pago após um prazo de carência (geralmente de dois anos). Ao contratar um seguro resgatável, você pode solicitar o resgate se tiver um imprevisto ou simplesmente desistir do plano.

Como saber se o seguro de vida é resgatável?

Seguro de vida com resgate: Valor nivelado ou decrescente ao longo da vigência. Seguro de vida tradicional: Sem oportunidade de reserva financeira; Seguro de vida resgatável: Formação de reserva financeira de acordo com a vigência.

Quando é necessário fazer declaração de seguro de vida no imposto de renda?

Saiba mais sobre quando é necessário fazer a declaração de um seguro de vida no imposto de renda e como deve ser feito. Como mencionado, quando há o recebimento do benefício de um Seguro em caso de morte, este valor é isento de pagamento de Imposto de Renda.

Qual o rendimento de um seguro de vida resgatável?

Por exemplo, no caso de recebimento de parte da reserva de um seguro de vida resgatável, como previsto em contrato, os valores são registrados na Declaração de Imposto de Renda utilizando a ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, sem contar com os rendimentos.

Como os seguros de vida precisam ser declarados?

Os seguros de vida que possuem cláusulas de cobertura de sobrevivência e que, de modo geral, geram rendimentos ao contribuinte, precisam ser declarados. Isso acontece porque os rendimentos desse tipo de seguro são considerados uma aplicação financeira e, por isso, são tributáveis.

Como você precisa declarar os valores do seu seguro de vida?

Bom, não precisa declarar a contratação e os valores que você paga mensalmente. Entretanto, se você recebeu algum valor de seguro de vida como beneficiário em caso de morte, ou resgatou valores da sua apólice por motivo de sobrevivência, por exemplo, esses valores precisam ser informados para o Leão.

Postagens relacionadas: