Como declarar imóvel recebido em doação 2020?

Índice

Como declarar imóvel recebido em doação 2020?

Como declarar imóvel recebido em doação 2020?

O imóvel de herança representa uma doação do falecido aos herdeiros. Por isso, você deve informar o valor da sua parte na herança também na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", utilizando o código "14 - Transferências patrimoniais - doações e heranças".

Como declarar a doação no imposto de renda?

Quem recebe a doação deve declarar da seguinte forma no Imposto de Renda: Na ficha "Bens e Direitos", no campo “Discriminação”, detalhe o tipo de doação recebida (carro, casa, dinheiro etc.). Informe também o nome e CPF do doador.

Qual a tributação de doação de imóveis?

Explicamos tudo sobre a tributação de doação de imóveis, uma forma de antecipar uma herança ou de proceder a partilhas em vida. Recebi uma doação de um imóvel, pago imposto? Por vários motivos, existem casos em que os pais decidem antecipar uma herança ou proceder a partilhas em vida. E os bens imóveis fazem muitas vezes parte do bolo.

Qual a taxa de doação de bens imóveis?

Nos termos da legislação em vigor, as doações de bens imóveis estão sujeitas à aplicação da taxa de 0,8% acrescida da taxa de 10%, sendo o total do imposto a paga r igual a 10,8% do bem imóvel doado.

Por que as doações não são declaradas?

Outra particularidade das doações é que legalmente não são consideradas um rendimento e, por isso, não estão sujeitas a IRS. Ou seja, as doações não precisam de ser declaradas.

Postagens relacionadas: