É possível alterar o conteúdo de um endereço de memória através de um ponteiro?

Índice

É possível alterar o conteúdo de um endereço de memória através de um ponteiro?

É possível alterar o conteúdo de um endereço de memória através de um ponteiro?

Na verdade, a função não sabe que os endereços de memória são associados com a e b, mas ela pode modificar o conteúdo destes endereços. Portanto, passando um ponteiro para uma variável (ao invés do valor da variável), habilitamos a função a alterar o conteúdo destas variáveis na função chamadora.

O que é um ponteiro de arquivo?

Pode-se abrir, fechar, ler, escrever ou apagar um arquivo. A linguagem C manipula tanto arquivos quanto dispositivos de I/O, se utilizando do conceito de “ponteiro para arquivo”. É disponibilizada uma série de funções para trabalhar com este conceito, cujos protótipos estão reunidos em stdio.

Qual é o valor de um ponteiro?

Um ponteiro pode ter o valor que é um endereço inválido . A macro NULL está definida na interface stdlib.h e seu valor é 0 (zero) na maioria dos computadores. Se um ponteiro p armazena o endereço de uma variável i , podemos dizer p aponta para i ou p é o endereço de i .

Como fazer um ponteiro de inteiro?

Se for um ponteiro de inteiro, estamos dizendo: “Ponteiro, guarde esse endereço e os próximos 3, pois o inteiro tem 4 bloco”. Se for um double: “Ponteiro, armazene o primeiro endereço, e saiba que os próximos 7 blocos são dessa mesma variável.” Já explicamos sobre a relação dos ponteiros com os diversos tipos de blocos de memória, de cada variável.

Quais são os ponteiros de um programa?

Ponteiros são muito úteis quando uma variável tem que ser acessada em diferentes partes de um programa. Neste caso, o código pode ter vários ponteiros espalhados por diversas partes do programa, “apontando” para a variável que contém o dado desejado.

Qual o tipo de ponteiro você está falando?

O lado direito dá uma representação esquemática da situação: Tipos de ponteiros. Há vários tipos de ponteiros: ponteiros para bytes, ponteiros para inteiros, ponteiros para ponteiros para inteiros, ponteiros para registros , etc. O computador precisa saber de que tipo de ponteiro você está falando.

Postagens relacionadas: