Como declarar valor recebido em ação judicial contra o INSS?

Índice

Como declarar valor recebido em ação judicial contra o INSS?

Como declarar valor recebido em ação judicial contra o INSS?

O aposentado que recebeu atrasados no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), seja no posto ou na Justiça, após ação de concessão ou revisão do benefício, deve declarar os valores pagos no Imposto de Renda 2021, caso seja obrigado a entregar a declaração. A grana vai na ficha “Rendimentos Recebidos Acumuladamente”.

Como declarar valores recebidos em ações judiciais?

Como declarar valores recebidos em ações judiciais? Como declarar valores recebidos em ações judiciais? Muitas pessoas têm dúvidas sobre como declarar os valores recebidos no ano anterior oriundos de ações judiciais.

Qual o valor da ação movida contra o INSS?

Pessoal, meu pai recebeu em 2008 R$ 78.000,00 de uma ação movida contra o inss na justiça federal, esse valor foi pago em precatório e refere-se a salarios pagos retroativamente por ordem judicial, ja que ele só conseguiu se aposentar na justiça e 3 anos após dar entrada no inss.

Como declarar os valores recebidos no ano anterior?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como declarar os valores recebidos no ano anterior oriundos de ações judiciais. É preciso entender alguns fatores, como por exemplo, se o dinheiro ainda estiver indisponível porque o réu ainda está recorrendo, o dinheiro ainda não é, de fato do vencedor da ação.

Como colocar na Declaração de imposto de renda?

Você tem que colocar na Declaração de Imposto de Renda o valor recebido. Pode optar por colocar na ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”, não pagando imposto, porque se for indenização por danos morais ou materiais, os tribunais dizem que não incide imposto de renda.

Postagens relacionadas: