Como declarar bens recebidos em doação com usufruto?

Índice

Como declarar bens recebidos em doação com usufruto?

Como declarar bens recebidos em doação com usufruto?

Como deve ser informada a doação de bens imóveis com cláusula de usufruto? R.: O doador deverá baixar o bem dado em doação na ficha “Bens e Direitos”, informando o nome e CPF do beneficiário da doação. Deverá, ainda, indicar, na coluna de Discriminação, que permaneceu com o usufruto do bem, sem a indicação de valores.

Como declarar bens recebidos por herança?

O imóvel de herança representa uma doação do falecido aos herdeiros. Por isso, você deve informar o valor da sua parte na herança também na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", utilizando o código "14 - Transferências patrimoniais - doações e heranças".

Como declarar bens recebidos de herança no Imposto de Renda 2021?

Na declaração do IR de 2021 têm de ser informados bens recebidos de processos de partilha terminados em 2020. Para fazer isso, o contribuinte precisa acessar a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e escolher o código “14 - Transferências patrimoniais - doações e heranças”.

Como faço para usufruir de bens e direitos?

Em novo item da ficha Bens e direitos (código 19), informa o usufruto no campo Discriminação, com nome e CPF do proprietário (filho), também deixando em branco os campos de 20 (se constar valor no documento de transmissão, este é informado no campo de 2015).

Como informar os bens e direitos recebidos por herança?

- no campo “Situação em 19”, informar os bens e direitos recebidos por herança, inclusive em adiantamento da legítima, pelo valor constante na última declaração apresentada pela pessoa falecida ou doador, ou, opcionalmente, por valor superior àquele declarado.

Por que o imposto de renda não incide sobre o valor dos bens ou direitos adquiridos?

O imposto de renda não incide sobre o valor dos bens ou direitos adquiridos por doação ou herança. Entretanto, alguns cuidados precisam ser observados para que se mantenha afastada a possibilidade de tributação, considerando-se as disposições regulamentares do imposto.

Qual a ficha relativa aos bens e direitos dos contribuintes?

Os contribuintes pessoas físicas que receberam bens por herança ou doação devem prestar especial atenção com o preenchimento da ficha relativa aos “Bens e Direitos” da Declaração de Ajuste Anual, sobretudo aos seguintes pontos:

Postagens relacionadas: