Como a Auditoria de Enfermagem pode influenciar na qualidade assistencial de uma instituição de saúde?

Índice

Como a Auditoria de Enfermagem pode influenciar na qualidade assistencial de uma instituição de saúde?

Como a Auditoria de Enfermagem pode influenciar na qualidade assistencial de uma instituição de saúde?

A auditoria de enfermagem tem sido uma ferramenta importante nas instituições de saúde, com a finali- dade de avaliar, verificar e melhorar a qualidade da assistência, processos e custos, concentrando nos registros e anotações de enfermagem, ao qual faz parte da rotina destas empresas com o intuito de avaliar os ...

Como a auditoria em enfermagem acompanha a qualidade da assistência?

A auditoria de enfermagem pressupõe a avaliação e revisão detalhada de registros clínicos selecionados por profissionais qualificados para verificação da qualidade da assistência. Sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços, que utiliza como instrumentos o controle e análise dos registros.

Qual a importância da auditoria em enfermagem?

Os benefícios advindos da auditoria relacionam-se com a avaliação dos aspectos positivos ou negativos da assistência prestada, possibilitando para a enfermagem o desenvolvimento de indicadores de assistência, estabelecimento de critérios de avaliação e, consequentemente geração de conhecimentos(12).

Como o processo de auditoria atua para melhorar o desempenho de uma equipe de enfermagem?

Na área de enfermagem, a auditoria possibilita o desenvolvimento de indicadores em saúde, permitindo o desenvolvimento de critérios de avaliação e formação de novos conhecimentos, o que permite avaliar os problemas enfrentados pela enfermagem, as condutas estabelecidas para cada um deles e a solução proposta para cada ...

Como a auditoria interna pode colaborar para a melhoria da qualidade dos serviços prestados em instituições de saúde?

A auditoria nos proporciona a identificação de erros operacionais, estruturais e de gestão de pessoas, possibilitando a correção dos erros para que seja garantida a qualidade. Os pontos críticos são identificados e podem ser melhorados através de estratégias de curto ou longo prazo.

Qual é o papel do enfermeiro auditor?

O enfermeiro auditor faz parte de uma necessidade da instituição de saúde fiscalizando como estão sendo realizados os registros, tendo uma visão crítica e propositora, desempenhando suas atribuições que visam à melhoria e qualidade no atendimento e a redução de perdas.

Qual a importância da enfermagem na assistência prestada nos hospitais?

O trabalho dos enfermeiros é feito pela proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, contando com um sentido mais amplo além dos cuidados com a saúde. Estudando doenças, a vida após a morte e a saúde em sua plenitude, o enfermeiro é capaz de desenvolver métodos para restabelecer sua saúde.

Qual o conceito de auditoria de enfermagem?

Auditoria em enfermagem "é a avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem, verificada através das anotações de enfermagem no prontuário do paciente e/ou das próprias condições destes” (PEREIRA; TAKAHASHI, 1991, p. 216).

O que faz a auditoria em enfermagem?

Conferência de processos, análise e autorização de uso de materiais hospitalares, procedimentos efetuados, medicamentos, controle do hospital e reembolso por parte do SUS e das operadoras de saúde.

Como funciona o processo de auditoria no serviço de enfermagem?

A auditoria de enfermagem avalia apenas a responsabilidade da enfermagem no cuidado ao paciente. Não permite uma visão global da assistência prestada. - não tem finalidade punitiva - verifica o cuidado, identifica erros e os analisa. Qualifica a assistência prestada e pode sugerir soluções.

Qual a importância da auditoria de enfermagem?

O presente estudo teve como objetivo conhecer a importância da auditoria de enfermagem nos serviços de saúde pública e compreender sua influência direta na qualidade da assistência prestada, na redução dos prejuízos financeiros, na utilização inadequada de recursos e em um melhor controle de gastos.

Qual a qualidade da assistência à saúde?

Para o Ministério da Saúde (2011) a qualidade da assistência à saúde busca reduzir os riscos, elevar o grau de competência profissional, ser eficaz no uso dos serviços, visando à satisfação do cliente associando a um efeito favorável na promoção da saúde.

Qual a importância da auditoria na área de saúde?

A análise dos artigos mostrou a importância da auditoria na área de saúde como instrumento a ser utilizado não somente na gestão de recursos humanos e financeiros, mas também na assistência prestada e como tal reflete positivamente nos serviços de enfermagem e em especial na saúde pública.

Qual a auditoria do direito à saúde?

Para Camelo et al., (2009), a auditoria é imprescindível para garantir o direito à saúde, por estar voltada para a avaliação da qualidade das ações de prevenção, promoção e assistência à saúde.

Postagens relacionadas: