Como declarar o Coaf?

Índice

Como declarar o Coaf?

Como declarar o Coaf?

Para enviar o documento, o profissional deverá acessar o Sistema de Informações do COAF e seguir as orientações. A prática é uma medida governo para o combate aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, já determinada pela Lei nº 9.613/98.

Quem deve declarar Coaf 2020?

Profissionais e organizações contábeis terão até o dia 31 de janeiro de 2021 para comunicar ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) a não ocorrência, em 2020, de operações suspeitas de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo.

Quando declarar ao Coaf?

Dentre os setores regulados pelo Coaf, são obrigados a efetuar a CNO o de fomento comercial (factoring) e o de joias, pedras e metais preciosos. A CNO referente ao período de 20 a 20 deve ser realizada por meio do Sistema de Controle de Atividades Financeiras (Siscoaf) até o dia 21.

Quem entrega Coaf?

Conselho Federal de Economia – Cofecon: Pessoas físicas e jurídicas prestadoras de serviços de economia e finanças. Caso a pessoa física ou jurídica não tenha identificado casos suspeitos, deverá comunicar ao Conselho Regional de Economia em que está registrada e entregar a Comunicação de Não Ocorrência – CNO.

Como fazer a declaração COAF 2019?

O preenchimento da Declaração de Não Ocorrência de Operações de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo ao COAF pode ser realizado diretamente no sistema desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através do link http://sistemas.cfc.org.br/Login/Home/Index.

Como Fazer Declaração Coaf pessoa jurídica?

Como enviar uma declaração ao COAF ? O endereço do sistema para o preenchimento da “declaração de não ocorrência” de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo ao Coaf é http://sistemas.cfc.org.br.

Qual o papel do COAF?

Coordenar e propor mecanismos de cooperação e de troca de informações que viabilizem ações rápidas e eficientes no combate à ocultação ou dissimulação de bens, direitos e valores; Disciplinar e aplicar penas administrativas.

Quando entrou em vigor a declaração do Coaf?

Quando a Declaração do Coaf entrou em vigor? Esta declaração tornou-se obrigatória em decorrência da Lei n.º 9.613/1998 – Art. 11, inciso III, que busca a participação e contribuição da sociedade e dos órgãos regulamentadores na prevenção e combate da lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

Qual o prazo para emitir declaração de comunicação ao Coaf?

A legislação prevê que ao detectar operações passíveis de comunicação ao Coaf, o profissional deverá levar ao conhecimento do Conselho, no prazo de 24 horas após sua ocorrência. O contador e técnico em Contabilidade que exerça suas atividades como empregado da empresa não estão obrigados a emitir essa declaração.

Como as organizações contábeis devem fazer a declaração ao Coaf?

Sim, as Organizações Contábeis devem cumprir a obrigatoriedade de fazer a declaração ao Coaf, nos casos:

Como preencher a declaração de não ocorrência de operações?

O preenchimento da Declaração de Não Ocorrência de Operações de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo ao Coaf pode ser realizado diretamente no sistema desenvolvido pelo CFC. A Declaração de Não Ocorrência de Operações tornou-se obrigatória em decorrência da Lei 9.613/1998 - Art. 11, inciso III.

Postagens relacionadas: