Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso para as cidades-estado gregas e qual o papel da Macedônia no final desse conflito?

Índice

Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso para as cidades-estado gregas e qual o papel da Macedônia no final desse conflito?

Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso para as cidades-estado gregas e qual o papel da Macedônia no final desse conflito?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito envolvendo Esparta e Atenas pelo domínio da Grécia Antiga. A rivalidade entre as duas cidades começou no final da guerra entre gregos e persas. ... As consequências da guerra foram o fim do domínio ateniense, o curto domínio espartano, e a invasão dos macedônicos.

Quais cidades se uniram contra Atenas e como terminou esse gigantesco conflito?

O primeiro período da Guerra do Peloponeso é chamado de Guerra Arquidâmica, devido ao rei espartano Arquídamo II. As cidades de Esparta, Corinto, Tebas e Mégara aliaram-se contra Atenas e seus aliados. ... Esparta invadiu a Ática com seus aliados em 431 a.C..

É considerada por muitos historiadores como a principal consequência da Guerra do Peloponeso?

Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

Como ficou o quadro da Grécia Antiga a partir de 404 a C?

O rei espartano, Pausânias, ordenou um cerco a Atenas que durou seis meses. Como Atenas estava esfomeada e cercada, decidiu render-se aos espartanos em 404 a.C. Após a rendição, Esparta derrubou as muralhas de Atenas e desfez todo o império marítimo de sua rival.

O que foram as guerras do Peloponeso e quais as suas consequências para as cidades gregas?

Guerra do Peloponeso colocou em confronto dois mundos: Atenas (cultura, democracia, comércio marítimo) x Esparta (militarismo, oligarquia, agricultura). Esparta venceu Atenas, mas não teve forças para manter seu domínio sobre a Grécia Antiga e acabou derrotada pelos macedônicos.

Quais foram as consequências das guerras médicas para as cidades gregas?

Principais consequências: - Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

O que foi a Guerra do Peloponeso e como terminou o conflito?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 4 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

O que determinou a vitória do exército ateniense?

Uma vez que sua estratégia requeria manter tanto Termópilas como Artemísio, o exército aliado decidiu retirar-se para Salamina....
Batalha das Termópilas
Guerras Médicas
LocalTermópilas, Grécia
DesfechoVitória do Império Persa
Mudanças territoriaisPérsia ganha o controle de Beócia e marcha para Atenas

Qual foi a consequência da Guerra de Peloponeso?

Consequências da Guerra do Peloponeso A Guerra do Peloponeso mudou os rumos da história grega. Com a vitória espartana, a Grécia ficou sob o domínio dos lacedemônios e regimes oligárquicos foram implantados em todo seu território, inclusive em Atenas.

Quando Potideia foi sitiada e quais foram as consequências?

Resposta: Em 432, Potidéia, na Calcídica, recusou-se a pagar tributo a Atenas e foi pelos atenienses sitiada, capitulando em 430. Essa insurreição foi uma das causas imediatas da Guerra do Peloponeso.

Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso?

As consequências da Guerra do Peloponeso foram: 1 Milhares de mortos 2 Destruição da agricultura 3 Monumentos destruídos 4 Fome 5 Pobreza 6 Comércio interrompido 7 Cidades vazias More ...

Qual a origem da guerra grega?

A guerra teve origem na aliança realizada pelas cidades-Estado gregas com o objetivo de enfrentar os persas durante as Guerras Médicas, no século V a.C. Após a expulsão dos persas, Atenas se impôs com seu poderio militar às demais pólis.

Quais as condições que levaram à guerra na Grécia?

"Generais, diplomatas, políticos e estudiosos comparam as condições que levaram à guerra na Grécia com o que poderia ter ocorrido na época da Guerra Fria", diz o historiador americano Donald Kagan em A Guerra do Peloponeso.

Qual o maior conflito armado da história da Grécia Antiga?

Guerra do Peloponeso, é considerada por muitos o maior conflito armado da história da Grécia Antiga. Entenda o que foi e quais as consequências da disputa entre Atenas e Esparta. A Guerra do Peloponeso foi um dos maiores conflitos armados da história da Grécia Antiga.

Postagens relacionadas: