Como aprender pronomes oblíquos?

Índice

Como aprender pronomes oblíquos?

Como aprender pronomes oblíquos?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Como decorar os tipos de pronomes?

Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes....Para memorizar os requisitos e elementos constitutivos do Atos Administrativos, basta lembrar da frase COMO FIOFO:

  1. CO – Competência.
  2. MO – Motivo.
  3. FI – Finalidade.
  4. O – Objetivo.
  5. FO – Forma.

Como transformar em pronome oblíquo?

Dessa forma, o quadro dos pronomes oblíquos tônicos é assim configurado:

  1. 1ª pessoa do singular (eu): mim, comigo.
  2. 2ª pessoa do singular (tu): ti, contigo.
  3. 3ª pessoa do singular (ele, ela): ele, ela.
  4. 1ª pessoa do plural (nós): nós, conosco.
  5. 2ª pessoa do plural (vós): vós, convosco.
  6. 3ª pessoa do plural (eles, elas): eles, elas.

Como usar o pronome oblíquo me?

Pronomes oblíquos átonos

  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Como substituir os pronomes oblíquos?

Os pronomes oblíquos átonos da 3ª pessoa apresentam duas formas diferentes, dependendo do tipo de objeto que eles substituem. Caso substitua um objeto indireto (ou seja, aquele que tem preposição), utiliza-se o pronome “lhe” ou “lhes”, dependendo do número da pessoa. Veja: A criança deu o brinquedo a ele.

O que é pronome pessoal do caso oblíquo?

Os pronomes pessoais do caso oblíquo funcionam como complemento, ou seja, objeto direto ou objeto indireto, e podem se apresentar sob a forma tônica ou átona. Em uma mesma frase, oblíquos átonos podem ser usados simultaneamente por meio de contração.

Qual o jeito mais fácil de aprender pronomes?

Estes são os pronomes pessoais, ou seja: aqueles que indicam as três pessoas do discurso (eu, tu, ele, nós, vós, eles)....

  1. Eu → mim, me, comigo;
  2. Tu → te, ti, contigo;
  3. Ele → se, o, a, lhe, si, consigo;
  4. Nós → nos, conosco;
  5. Vós → vos, convosco;
  6. Eles → si, os, as, lhes, se, consigo.

O que é pronome oblíquo exemplos?

Como explicitado, os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que têm função de complemento nas orações. Veja os exemplos: ... Nesse caso, “ele” passa a ser pronome oblíquo. Quando se trata da preposição “com”, ela junta-se aos pronomes, dando origem às formas: “comigo”, “contigo”, “consigo”, “conosco” e “convosco”.

Qual a função do pronome oblíquo?

No enunciado, o sujeito “elas” realizará a ação (“vir”), e “ nós ” assume a função de complemento do enunciado (“até nós”), sendo, portanto, pronome oblíquo. Como vem acompanhado da preposição “até”, trata-se de um pronome oblíquo tônico. Nós podemos viajar com eles.

Quais são os pronomes?

São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem. Ele te contou tudo.

Por que os pronomes precisam estar acompanhados de preposição?

Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem.

Qual o pronome do objeto direto?

O pronome se tem a função de objeto direto ou de objeto indireto, mas é sempre usado na voz reflexiva. Ela se queimou! Leia Objeto direto, Objeto indireto e Voz reflexiva. Os pronomes o, a, os, as, depois de verbos terminados em -z, -s ou -r são adaptados para as formas lo, la, los, las.

Postagens relacionadas: