Como é feito o cálculo do Pró-labore?
Como é feito o cálculo do Pró-labore?
Como calcular pró-labore? O valor do pró-labore é calculado de comum acordo entre os sócios da empresa. No entanto, para que não haja problemas com a Receita Federal, o ideal é que o valor estipulado seja compatível com as remunerações pagas no mercado de trabalho para aquela função.
O que precisa para fazer um Pró-labore?
Os funcionários comprovam renda através do holerite, já os sócios e administradores que recebem pró-labore utilizam o comprovante de renda específico chamado decore pró-labore. Somente profissionais de contabilidade habilitados podem emitir o decore pró-labore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).
Para que serve pro labore?
Basicamente, o pró-labore é um mecanismo de remuneração de sócios com prerrogativas de administração, ou de administradores de empresas (ainda que não sejam sócios). É importante ressaltar que pró-labore não é a mesma coisa que distribuição de lucros de uma empresa.
Como definir o pró-labore?
Lembre-se sempre que o pró-labore deve ser um valor justo com sua empresa, que não atrapalhe outras despesas do negócio, e justo com o mercado, que precisa ser definido com base no trabalho, e não em quanto você como dono gostaria de ganhar. Restou alguma dúvida sobre como definir o pró-labore?
Qual o valor mínimo de pró-labore?
Qual o valor mínimo que você pode retirar como pró-labore? Apesar de as regras para o pró-labore serem diferenciadas de um salário pago a um funcionário, ainda existem algumas limitações e leis a seguir. Por exemplo, o valor mínimo que se pode retirar como pró-labore é o salário mínimo vigente.
Qual a regra sobre o pró-labore?
Só existe uma regra na legislação brasileira sobre os valores do pró-labore: ele não pode ser inferior ao salário mínimo vigente. Além disso, a legislação estabelece tributação de INSS sobre o pró-labore. Em geral, o percentual é de 11%, mas pode aumentar dependendo do regime tributário adotado pela empresa.
Como calcular o pró-labore?
Como o pró-labore é diferente de um salário perante a lei, não existe um valor mínimo ou máximo para ele. É importante definir um valor interessante, já que se o sócio for praticar retiradas esporádicas no caixa da empresa, irá gerar uma desorganização e trabalho extra para o contador. Como calcular o pró-labore?