Como a Medusa virou um monstro?

Índice

Como a Medusa virou um monstro?

Como a Medusa virou um monstro?

Certo dia, dentro de um dos templos de Atena – deusa da sabedoria – Medusa teria se deitado com Poseidon – deus do mar -, deixando Atena furiosa. Por conta disso, como punição, a deusa grega Atena decidiu transformar as três irmãs em seres estranhos, com pele escamosa e cobras na cabeça.

Qual é o mito da Medusa?

Na mitologia grega, Medusa era uma criatura representada por uma mulher com serpentes no lugar dos cabelos, presas de bronze e asas de ouro. ... Conta o mito que Medusa foi uma sacerdotisa do templo de Atena (em algumas versões ela já era a criatura mítica, contudo, ainda não tinha sido amaldiçoada).

Qual era a função de Medusa?

Na mitologia grega A palavra medusa significa em grego guardiã ou protetora. Nos relatos mitológicos o personagem da Medusa aparece como um monstro com aparência de mulher. Os homens que a olham fixamente se transformam em pedra. A Medusa era uma das três irmãs Górgonas, que eram filhas de Forcis e Ceto.

Por que a Medusa tem cabelos de serpentes?

A tragédia entrou em seu destino quando Poseidon, deus dos oceanos, passou a desejar Medusa – e, diante da recusa, a estuprou dentro do templo. Atena, furiosa pelo fim da castidade de sua sacerdotisa, transformou o cabelo de Medusa em cobras, e lhe rogou a maldição de transformar pessoas em pedra.

O quê Poseidon fez a Medusa?

De acordo com a versão de Ovídio, Medusa era uma das irmãs sacerdotisas do templo de Atenas – a única mortal entre as três. ... A tragédia entrou em seu destino quando Poseidon, deus dos oceanos, passou a desejar Medusa – e, diante da recusa, a estuprou dentro do templo.

Por que Medusa teria se transformado em monstro?

Os motivos pelos quais a bela Medusa teria se transformado em monstro divergem de acordo com o mito. Há uma versão que diz que a sacerdotisa era muito vaidosa e orgulhosa de seus belos cabelos. Atena, com inveja da beleza da outra, teria punido Medusa, transformando sua bela cabeleira num horrendo ninho de cobras.

Quem conhece a história de Medusa?

Muitos conhecem a história de Medusa, uma das mais notáveis da mitologia grega: o monstro representado por uma mulher com serpentes em vez de cabelos, presas de bronze e asas de ouro cujo olhar transforma suas vítimas em pedra.

Como a Medusa foi usada para vencer seus inimigos?

Após utilizar a cabeça decapitada como arma para vencer seus inimigos, o herói entregou o artefato para Atena, a qual fixou-o no escudo do guerreiro, criando assim o poderoso Aegis. Curiosidades: você sabia? O rosto da Medusa foi adotado como um símbolo da luta feminista.

Qual a potência da Medusa?

Para a acadêmica britânica Jane Ellen Harrison, a "potência (da Medusa) somente se inicia quando sua cabeça é cortada, e aquela potência se encontra na cabeça; ela é, noutras palavras, uma máscara com um corpo acrescentado posteriormente a ela... a base do gorgonião é um objeto de culto, uma máscara ritual mal-compreendida."

Postagens relacionadas: