Quem transformou a Medusa em monstro?

Índice

Quem transformou a Medusa em monstro?

Quem transformou a Medusa em monstro?

Antes disso, era uma bela mulher, que foi estuprada pelo poderoso deus Poseidon no templo da deusa Atena. Mas em vez de Poseidon ser punido, Medusa foi culpada por Atena por profanar seu espaço sagrado. A deusa então a transformou na figura com a cabeça cheia de cobras e um olhar que transforma os homens em pedra.

Por que nasceram serpentes no lugar dos cabelos de Medusa?

Certo dia, dentro de um dos templos de Atena – deusa da sabedoria – Medusa teria se deitado com Poseidon – deus do mar -, deixando Atena furiosa. Por conta disso, como punição, a deusa grega Atena decidiu transformar as três irmãs em seres estranhos, com pele escamosa e cobras na cabeça.

Como foi a maldição de Medusa?

Porém, como era Medusa, a deusa não se convenceu de suas explicações e transformou seu cabelo em cobra, lançando a maldição que qualquer pessoa que olhasse para ela seria transformada em pedra.

Quem condenou a Medusa?

Ao contrário de suas irmãs górgonas, Esteno e Euríale, Medusa era mortal; foi decapitada pelo herói Perseu, que utilizou posteriormente sua cabeça como arma, até dá-la para a deusa Atena, que a colocou em seu escudo.

Quem era o marido de Atena?

Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades, mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática.

Por que Medusa é um símbolo feminista?

A violência não é contra a mulher apenas, é contra o humano e sua humanidade. Medusa talvez seja uma das melhores representações da distorção do feminino. Da punição de uma vítima que errou por não possuir o gene correto.

Qual é o nome da irmã da Medusa?

Segundo a mitologia grega, Medusa era um monstro do sexo feminino que tinha o poder de transformar em pedra quem ousasse olhar diretamente para ela. Ao contrário de suas irmãs Górgonas, Esteno e Euríale, Medusa era mortal e acabou sendo decapitada por Perseu.

Será que a Medusa já nasceu monstro?

Muita gente pensa que a Medusa já nasceu monstro. E é isso que dizem as versões mais antigas do mito. Segundo o poeta grego Hesíodo (que viveu no século VIII a.C.), a Medusa era um monstro pertencente à geração pré-olímpica. Era, portanto, de uma divindade primordial e já nasceu com os atributos monstruosos que conhecemos.

Qual é a história da Medusa?

Numa ode escrita em 490 a.C., Píndaro já falava da "Medusa de belas bochechas". Numa versão posterior do mito da Medusa, relatada pelo poeta romano Ovídio, Medusa foi originalmente uma bela donzela, que trabalhava como sacerdotisa no templo de Atenas, 'desejada por muitos pretendentes mortais e imortais'.

Como a Medusa foi usada para vencer seus inimigos?

Após utilizar a cabeça decapitada como arma para vencer seus inimigos, o herói entregou o artefato para Atena, a qual fixou-o no escudo do guerreiro, criando assim o poderoso Aegis. Curiosidades: você sabia? O rosto da Medusa foi adotado como um símbolo da luta feminista.

Como a Medusa odiava os homens?

Odiava os homens por ter sido seduzida, e também odiava as mulheres, pois não se conformava em ser uma criatura monstruosa. Conta o mito que Medusa foi uma sacerdotisa do templo de Atena (em algumas versões ela já era a criatura mítica, contudo, ainda não tinha sido amaldiçoada).

Postagens relacionadas: