adplus-dvertising

Quais as medidas socioeducativas podem ser aplicadas no caso de infração ECA?

Índice

Quais as medidas socioeducativas podem ser aplicadas no caso de infração ECA?

Quais as medidas socioeducativas podem ser aplicadas no caso de infração ECA?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê incontáveis providências socioeducativas contra o infrator: advertência, liberdade assistida, semiliberdade, entre outras. ... Para isso o ECA já prevê a internação.

O que é considerado ato infracional pelo ECA?

Conceito de ato infracional: É a conduta descrita como crime ou contravenção penal, quando praticada por criança ou por adolescente (artigo 103, Lei 8069/90).

Em qual artigo no Estatuto da Criança e do Adolescente fica claro que o conselho presta atendimento a atos infracionais cometidos por crianças?

No artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente estão elencadas as medidas de caráter socioeducativo aplicáveis aos adolescentes autores de atos infracionais.

O que é liberdade assistida de acordo com o ECA?

A Liberdade Assistida pressupõe certa restrição de direitos e um acompanhamento sistemático do adolescente, mas sem impor ao mesmo o afastamento de seu convívio familiar e comunitário. Essa medida é fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo ser prorrogada, revogada ou substituída caso a Justiça determine.

O que são medidas socioeducativas explique?

Medidas socioeducativas são respostas que o Estado dá ao adolescente que pratica ato infracional, entendido como crime ou contravenção penal pela legislação brasileira.

Quando um menor comete um ato infracional?

PRÁTICA DE ATO INFRACIONAL - MENOR DE IDADE. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069/1990.

Quais são as medidas cabíveis As crianças que cometem ato infracional?

Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas: I – advertência; II – obrigação de reparar o dano; III – prestação de serviços a comunidade; IV – liberdade assistida; V – inserção em regime de semi-liberdade; VI – internação em estabelecimento ...

Quais são as medidas de proteção do ECA?

Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade. Orientação, apoio e acompanhamento temporários. Matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental. Inclusão em programa comunitário ou oficial de auxílio à família, à criança e ao adolescente.

O que diz o artigo 98 do ECA?

- As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta lei forem ameaçados ou violados: I - por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; II - por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; III - em razão de sua conduta.

Por que a Internet é essencial para a educação?

Assim sendo aInternet tornou-se um recurso fundamental na Educação que é essencial para o mundo atual, uma vez que na Internet se pode realizar pesquisas, divulgação e comunicação. A internet apresenta muitos benefícios para a educação, tanto para os professores como para os alunos.

Qual a importância da Internet no processo de aprendizagem?

A internet apesar de ainda pouco usada com fins educacionais, deixa claro sua enorme aplicação no processo de ensino aprendizagem. O resultado destes mecanismos veremos em um curto espaço de tempo, e seguramente, no futuro a aplicação dessas ferramentas será vista como um marco na história da educação. Disponível em: Clube de Autores.

Qual a relevância da Internet na instituição de ensino?

A relevância da internet na instituição de ensino pode ser mais benéfica se educadores de uma maneira geral estimularem os estudantes à pesquisa. A promoção da pesquisa é muito corriqueira nas instituições de ensino superior, mas deveria ser padrão desde a infância. A internet auxilia nisso, pois cria recursos e conteúdos para tal.

Por que tudo na internet é prejudicial ao aluno?

Mas nem tudo na web é prejudicial ao aluno: diversos sites permitem que estudantes, de um jeito mais divertido, tenham contato com temas considerados difíceis em sala de aula. "A internet já é uma realidade em praticamente todas as casas e isso não pode ser ignorado.

Postagens relacionadas: