Qual NR fala sobre extintores de incêndio?

Índice

Qual NR fala sobre extintores de incêndio?

Qual NR fala sobre extintores de incêndio?

A NR-23 diz que as empresas devem dispor de equipamentos adequados para combater o incêndio em estágio inicial. ... Hidrantes e mangotinhos para combate ao incêndio com água; Sprinklers automáticos; Extintores portáteis.

Como colocar os extintores de incêndio?

Os extintores não deverão ter sua parte superior a mais de 1,60m (um metro e sessenta centímetros) acima do piso. Os baldes não deverão ter seus rebordos a menos de 0,60m (sessenta centímetros) nem a mais de 1,50m (um metro e cinquenta centímetros) acima do piso.

O que a NR 23 prioriza em relação as saídas de emergência?

A ideia é a seguinte: Cada ocupante do prédio precisa ter condições de chegar a tais saídas sem qualquer dificuldade, o mais rápido possível. Para que isso seja possível, a NR 23 determina que as passagens devem ser desobstruídas e bem iluminadas.

O que a NR 23?

NORMA REGULAMENTADORA 23 - NR 23. 23.1. Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

Quais normas devem ser observadas com a NR 23?

Entre as normas principais que devem ser observadas em conjunto com a NR 23, aplicáveis a todo o território brasileiro, destacam-se:

  • A NBR 9077. Trata das saídas de emergência. ...
  • A NBR 11742. Dispõe sobre as portas corta-fogo. ...
  • A NBR 13714. Trata de hidrantes e mangotinhos. ...
  • A NBR 10987. ...
  • As NBRs 12683, 1589.

Quais são as 6 principais regras da NR 23?

6 principais regras da NR23

  • Sistema de proteção contra incêndio;
  • Número de saídas suficientes para realizar uma retirada rápida dos trabalhadores e demais pessoas em situações de incêndio;
  • Equipamentos adequados e suficientes para fazer o devido combate ao fogo (nos estágios iniciais do incêndio);

Como saber onde colocar os extintores?

LOCALIZAÇÃO DOS EXTINTORES

  1. o A posição da alça de manuseio não deve exceder a 1,60 m do piso.
  2. o A parte inferior deve guardar distância de no mínimo 0,20 m do piso acabado: esta é a posição mais segura, pois diminuirá o risco de acidentes em caso de queda do aparelho.

Onde colocar o extintor de incêndio?

É permitida a instalação de extintores sobre o piso acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso. 5.2.1.4. Cada pavimento deve possuir no mínimo duas unidades extintoras, sendo uma para incêndio classe A e outra para incêndio classes B e C.

Como devem ser as saídas de emergência?

Elas devem ser afixadas sempre em local visível (a cerca de 1,80m do chão). É importante também que elas estejam presentes em mais de um ponto dentro da área de risco e rota de fuga. As placas devem indicar mudanças de direção, existência de escadas, presença de equipamentos de combate a incêndio, entre outros.

Onde se aplica NR 23?

A NR-23 trata dos temas relativos à proteção e combate à incêndios, ela deve ser observada por todas as empresas, em especial àquelas que são obrigadas a manter uma equipe de brigadistas e uma CIPA.

Quais são os extintores para o combate a incêndio?

Para combate a incêndio há extintores próprios para cada classe de fogo? Para o combate de incêndio é utilizado um extintor específico para cada classe de fogo. Os extintores específicos são destinados aos seguintes usos: O extintor tipo “Espuma”será usado nos fogos de Classe A e B.

Quais devem ser os extintores sobre rodas?

Os baldes não deverão ter seus rebordos a menos de 0,60m (sessenta centímetros) nem a mais de 1,50m (um metro e cinquenta centímetros) acima do piso. Os extintores não deverão ser localizados nas paredes das escadas. Os extintores sobre rodas deverão ter garantido sempre o livre acesso a qualquer ponto de fábrica.

Qual a área mínima do extintor?

Essa área deverá ser no mínimo de 1,00m x 1,00m (um metro x um metro). Os extintores não deverão ter sua parte superior a mais de 1,60m (um metro e sessenta centímetros) acima do piso.

Quais são os extintores específicos para fogos de classe A?

Os extintores específicos são destinados aos seguintes usos: O extintor tipo “Espuma” será usado nos fogos de Classe A e B. O extintor tipo “Dióxido de Carbono” será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.

Postagens relacionadas: