O que são resíduos de acordo com a ABNT NBR 10.004 2004?

Índice

O que são resíduos de acordo com a ABNT NBR 10.004 2004?

O que são resíduos de acordo com a ABNT NBR 10.004 2004?

Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

Como a ABNT classifica os resíduos sólidos?

A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.

Qual a classificação realizada pela norma NBR 10.004 2004 para os resíduos sólidos?

A NBR 10.004 dividiu os resíduos em duas classes. A classe I de resíduos perigosos e a classe II de resíduos não perigosos não inertes e inertes, para que sejam gerenciados corretamente.

Como resíduos podem ser classificados de acordo com a ABNT 10.004 2004 explique cada classe e subclasse?

Feita essa análise, a norma NBR 10.004/04 da ABNT (que estabelece os critérios para classificação dos resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e a saúde do homem) determina que os resíduos devam ser divididos em duas classes, I e II, como perigosos, não inertes e inertes.

O que são resíduos classe II A?

Classe II A (não inertes): Nessa classificação, encontramos os resíduos que, apesar de possuírem baixa periculosidade, ainda apresentam características químicas reativas a determinados meios. ... Matérias orgânicas da indústria alimentícia, fibras de vidro e gessos são exemplos de resíduos Classe II A.

O que é resíduo classe II B?

Os resíduos inertes, Classe II B, são os que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Alguns exemplos de resíduos classificados nessa categoria: entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro.

Quais são as classificações dos resíduos sólidos?

Classificação dos Resíduos: a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.

Quais são os tipos de resíduos sólidos?

Composição dos Resíduos Sólidos Urbanos

  • Matéria orgânica: restos de comida;
  • Papel e papelão: caixas, embalagens, jornais e revistas;
  • Plástico: garrafas e embalagens;
  • Vidro: garrafas, copos, frascos;
  • Metais: latas;
  • Outros: roupas e eletrodomésticos, por exemplo.

O que são resíduos de Classe 1?

Os resíduos perigosos fazem parte da Classe 1 (classificação de resíduos sólidos) e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

Qual a classificação dos resíduos sólidos?

A classificação dos resíduos sólidos é realizada de acordo com sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes).

Qual a classificação dos resíduos no Brasil?

A classificação dos resíduos no Brasil é normatizada pela NBR 10.004/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que caracterizou todos os tipos de resíduos como perigosos ou não perigosos. Conhecer os critérios de classificação do resíduo é fundamental para sua empresa realizar a gestão adequada de resíduos.

Qual a classificação dos resíduos sólidos?

0.4 A figura 1 ilustra a classificação dos resíduos sólidos quanto ao risco à saúde pública e ao meio ambiente. Os resíduos sólidos são classificados em dois grupos - perigosos e não perigosos, sendo ainda este último grupo subdividido em não inerte e inerte.

Qual o Inventário Nacional dos resíduos sólidos?

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), em sua Resolução 313, de 29 de outubro de 2002, dispõe sobre o inventárioNacional dos Resíduos Sólidos. As diretrizes desta resolução foram elaboradas para orientar o controle dos resíduos com características prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Como classifica os resíduos radioativos?

Esta Norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente. NOTA Os resíduos radioativos não são objeto desta Norma, pois são de competência exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Postagens relacionadas: