Como uma provisão deve ser reconhecida?

Índice

Como uma provisão deve ser reconhecida?

Como uma provisão deve ser reconhecida?

Uma provisão deve ser reconhecida quando a entidade tem uma obrigação presente, legal ou não formalizada, como resultado de evento passado. ... Uma provisão deve ser reconhecida quando seja provável, que será necessária, uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação.

O que é uma provisão na contabilidade?

As provisões, estimadas ou não, correspondem a despesas e prováveis perdas (no Ativo) pertinentes a determinado período-base em que incorrerem, no qual serão contabilizadas, que serão pagas ou apuradas no próprio período-base ou no(s) período(s)-base subseqüente(s).

O que deve ser divulgado em relação a provisões com base na NBC TG 25?

A seguir, vejamos o item 11 da NBC TG 25 (R2): As provisões podem ser distintas de outros passivos tais como contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência (accruals) porque há incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro necessário para a sua liquidação.

O que diz a NBC TG 25?

A Norma de Contabilidade NBC TG 25 (R2) trata da contabilização das provisões, dos passivos e ativos contingentes. ... Nesses e em outros casos da mesma natureza, competirá à própria empresa efetuar uma estimativa das possíveis saídas futuras de caixa necessárias para a extinção dessas contingências.

São requisitos necessários para o reconhecimento de uma provisão O S item NS?

III. Uma provisão deve ser reconhecida quando possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação. São requisitos necessários para o reconhecimento de uma provisão o(s) item(ns): a) I e II, apenas.

Quando podemos registrar uma provisão no balanço patrimonial e como é o registro?

Uma provisão deve ser reconhecida quando: a) a entidade tem uma obrigação legal ou não-formalizada presente como conseqüência de um evento passado; b) é provável que recursos sejam exigidos para liquidar a obrigação; e. c) o montante da obrigação possa ser estimado com suficiente segurança.

O que vem a ser uma provisão?

A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência. As provisões representam expectativas de perdas de Ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.

O que é a provisão?

Significado de Provisão substantivo feminino Ação de prover, de abastecer com o necessário; abastecimento.

Quando uma provisão deve ser reconhecida é mensurada?

Uma provisão deve ser reconhecida quando: (a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado; ... (c) possa ser feita uma estimativa confiável possa ser feita do montante da obrigação. Se estas essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida.

Qual a relação entre provisão e passivo contingente?

Tanto o passivo quanto a provisão se referem especificamente à saída de recursos da empresa. A diferença principal é que a provisão, na verdade, é um passivo que possui prazo e valores incertos. E o passivo contingente é aquele que não satisfaz nenhum dos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

Postagens relacionadas: