Quais os principais características das atuações práticas na psicologia Fenomenológica Existencial?

Índice

Quais os principais características das atuações práticas na psicologia Fenomenológica Existencial?

Quais os principais características das atuações práticas na psicologia Fenomenológica Existencial?

A psicoterapia de enfoque fenomenológico-existencial cria a possibilidade de a pessoa entrar em contato com suas angústias e medos, entendendo a indeterminação da existência (nada é imutável e não há como parar a passagem do tempo) como possibilidade e liberdade e não somente como finitude e insegurança.

Como funciona a abordagem Fenomenologica existencial?

A terapia existencial fenomenológica é uma abordagem dentro da psicologia que entende o ser humano a partir de uma visão positiva. Desta forma, acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim ajudando-a a se perceber como responsável por suas escolhas e protagonista de sua vida.

Qual o objeto de estudo da psicologia Fenomenológica Existencial?

A abordagem Fenomenológica Existencial considera o ser como responsável por si mesmo, pela sua construção, escolhas e consequências. Toda e qualquer terapia dentro desta perspectiva pauta-se pelo “voltar-se às coisas mesmas”, ao fenômeno buscando nele próprio seu existir, seu vir sendo.

Qual a relação da Fenomenologia com a psicologia?

A Fenomenologia é a base para a Psicologia Clínica de orientação fenomenológica, partindo sempre da escuta atenta, sem a prioris, da compreensão direta e imediata do que é vivenciado pelo homem no mundo-da-vida.

O que é psicoterapia fenomenológica-existencial?

A psicoterapia fenomenológica-existencial propõe que a compreensão do paciente ocorra na relação específica e concreta: terapeuta-paciente, isto é, que esteja referida à situação do atendimento, ao encontro terapeuta-paciente e à compreensão daquilo que aparece no existir do paciente; priorizando, assim, o entendimento ...

Quais as principais características do processo de escuta e fala em psicoterapia fenomenológico existencial?

A escuta buscada na Psicoterapia Existencial é a escuta fenomenológica. Uma boa escuta, sem críticas, permitindo que o interlocutor se expresse em sua autenticidade, é o que irá possibilitar ao cliente “escutar-se a si mesmo” e poder aprofundar cada vez mais em suas dificuldades existenciais.

O que é uma abordagem fenomenológica?

Fenomenologia é definida por King (2001) como "o estudo das formas como algo aparece ou se manifesta, em contraste com estudos que procuram explicar as coisas a partir de relações causais ou processos evolutivos" (p. 109). A forma como algo se manifesta é o que se chama de fenômeno.

O que é abordagem fenomenológico?

Fenomenologia é o estudo da experiência subjetiva de consciência, que tem suas raízes na obra filosófica de Edmund Husserl. ... O sujeito da experiência pode ser considerada como a pessoa ou o eu-próprio, para fins de conveniência.

O que é a clínica fenomenológica existencial?

Usualmente, clínica fenomenológica é o termo utilizado pela prática médica para se referir à descrição cuidadosa e exaustiva de sintomas.

Quando surgiu a psicologia existencial?

A Psicologia Existencial, um dos muitos ramos da Psicologia, surge na Europa antes da Segunda Guerra Mundial e desenvolve-se depois dela paralelamente ao existencialismo filosófico.

Qual a diferença entre existencialismo e fenomenologia existencial?

Existe uma distinção importante entre o conceito de existencialismo e fenomenologia existencial, mesmo que os dois são muitas vezes ligados um ao outro.

Qual a importância do termo existencialismo na psicologia?

Após o simpósio, o termo existencialismo tinha se tornado uma das palavras “buzz” da psicologia na década de 1960. Rollo May descreveu a abordagem existencial à psicoterapia, afirmando que a tarefa da terapia é de entender o paciente completamente como o paciente realmente existe.

Qual a psicoterapia existencial?

A psicoterapia existencial com base no método fenomenológico busca compreender o ser que se mostra em seus modos de compreender o mundo e a si mesmo, encontrando caminhos e sentidos para sua existência com base em suas experiências e em seus afetos.

Por que os fenômenos devem ser estudados?

Os fenômenos devem ser estudados pelo que são. Para os existencialistas fenomenológicos existe apenas a consciência, diferente dos psicanalistas que trabalho com o inconsciente e o pré-consciente. Consideramos que essa abordagem em psicologia é muito rica e envolve autoanálise, e autoconhecimento.

Postagens relacionadas: