Onde denunciar um escritório de contabilidade?

Índice

Onde denunciar um escritório de contabilidade?

Onde denunciar um escritório de contabilidade?

- A denúncia contra profissionais ou organizações contábeis não são tratadas no âmbito da Ouvidoria. Devem ser feitas diretamente ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) por meio do endereço https://cfc.org.br/denuncias/, escolhendo o link do local da ocorrência do fato.

Quem fiscaliza os escritórios de contabilidade?

E quais seus benefícios? Resposta: Os Conselhos de Contabilidade foram criados através do Decreto-Lei nº 9.295/46, de e tem como função precípua a fiscalização do exercício profissional, além de estabelecer normas e princípios a serem seguidos por todos os profissionais da contabilidade.

Como denunciar um contador SP?

Para esclarecimentos e dúvidas, deverá ser contatado o CRCSP através do telefone (11) 3824-5400 ou pelo e-mail denuncia@crcsp.org.br.

O que fazer quando o contador erra?

Responsabilidade civil Como exemplo, é válido considerar um balanço realizado pelo contador cujos erros técnicos acabem gerando prejuízos a seu cliente. Pelo prazo de cinco anos, a partir do conhecimento do fato, pode ser exigido do contador a reparação dos danos causados.

Quais as penalidades do Código de Ética do contador?

Entre elas, destacam-se questões como multas, advertência reservada, censura reservada, censura pública, suspensão do exercício profissional e cancelamento do registro profissional.

O que o CRC pode fiscalizar?

O Conselho Regional de Contabilidade – CRC, possui autorização legal[2] para fiscalizar o exercício da profissão de contador, impedindo e punindo as infrações, devendo enviar às autoridades competentes relatórios sobre fatos que apurarem, cuja solução não seja da sua competência.

O que o CRC fiscaliza?

Em relação ao seu papel referente à fiscalização, o CRC é responsável por supervisionar a atuação de contadores e técnicos em contabilidade (contabilistas ou guarda-livros) e garantir que não estejam sendo cometidas infrações por parte desses profissionais.

Qual o órgão máximo fiscalizador das atividades do perito contábil?

O perito, no exercício de suas atividades, deve comprovar a participação em programa de educação continuada, na forma a ser regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Quanto à fiscalização do exercício da profissão contábil assim Entendendo-se os profissionais habilitados como contadores e técnicos em Contabilidade deve ser exercida por quem em conformidade com sua resposta discorra sobre esse tipo de fiscalização no seu estado?

76 a Lei 12.249/10: Art. 2º A fiscalização do exercício da profissão contábil, assim entendendo-se os profissionais habilitados como contadores e técnicos em contabilidade, será exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade a que se refere o Art.

Quem pode apresentar denúncia contra o escritório de contabilidade?

A denúncia pode ser apresentada por qualquer pessoa, física ou jurídica, contra Profissional da Contabilidade ou escritório de contabilidade, considerando-se os termos do Decreto-lei nº 9.295/46 e da Resolução CFC nº 1.309/2010.

Qual o regime de competência das empresas de sociedade anônima?

A lei 6.404/76, no Art. 17, que regula as empresas de Sociedade Anônima (S.A), cujo capital é dividido em ações, o regime de competência como regra para escrituração neste tipo de negócio. O regime de competência é aplicado ainda na declaração de imposto de renda de pessoa jurídica, quando o pagamento do tributo tiver como base o Lucro real.

Quais são os documentos necessários para a denúncia?

Poderão ser anexados vários arquivos, de no máximo 4 MB cada. Procuração, caso a denúncia seja efetuada por representante legal do denunciante, juntando cópia de documento comprobatório de quem possui poderes de outorga (exemplo: contrato/estatuto social); Procedimentos para formalização de comunicação de irregularidade

Como será formulada a denúncia?

“A denúncia será formulada por escrito e conterá, além da identificação do seu autor pelo nome, endereço e profissão, a descrição minuciosa do fato e dos elementos identificadores do responsável por ele, de modo a determinar, com segurança, a infração e o infrator.”

Postagens relacionadas: