Como denunciar uma pessoa que recebe benefício do INSS?
Índice
- Como denunciar uma pessoa que recebe benefício do INSS?
- Como denunciar quem pega Auxílio-emergencial indevidamente?
- Como é pago o benefício do INSS?
- Como denunciar o recebimento indevido do auxílio emergencial?
- Como verificar quem está recebendo recurso indevidamente?
- Quais as regras para receber o benefício?
Como denunciar uma pessoa que recebe benefício do INSS?
A população pode ajudar a Previdência Social a combater fraudes no pagamento de benefícios. Para denunciar casos suspeitos, basta ligar para a Central 135 ou acessar o Portal www.previdencia.gov.br e registrar a denúncia na Ouvidoria-Geral da Previdência Social.
Como denunciar quem pega Auxílio-emergencial indevidamente?
No Ministério da Cidadania, a Ouvidoria é o canal para o registro de denúncias de recebimento indevido de benefícios. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 08 (opção 5) ou por formulário eletrônico .
Como é pago o benefício do INSS?
O benefício é pago pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) aos segurados que estão temporariamente incapazes de trabalhar -seja por doença ou acidente. A cada seis meses, o INSS, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), faz uma operação pente-fino para descobrir fraudes.
Como denunciar o recebimento indevido do auxílio emergencial?
Se na lista constar alguém que não deveria receber, você deve clicar em detalhar. Uma nova página será carregada e aparecerão todos os detalhes a respeito do pagamento do benefício àquela pessoa. Há uma forma de denunciar recebimento indevido do auxílio emergencial na própria página.
Como verificar quem está recebendo recurso indevidamente?
“Outra funcionalidade importante é verificar quem está recebendo indevidamente ou, por qualquer outro motivo, queira devolver o recurso, há um link para o Ministério da Cidadania com as orientações para devolução”, acrescentou Cláudia Taya.
Quais as regras para receber o benefício?
São regras para receber o benefício: ser maior de 18 anos, não ter um emprego formal, limitações de renda mensal (até um salário mínimo por pessoa da família), não receber benefícios como seguro-desemprego, entre outras. Ou seja, quem não se enquadra nessas regras estará automaticamente desabilitado a ser aprovado na hora da solicitação.