O que é necessário para retirar um síndico?

Índice

O que é necessário para retirar um síndico?

O que é necessário para retirar um síndico?

Pelo artigo 1349 do novo Código Civil, os moradores precisam de uma razão para destituir o síndico. Diz a lei: A assembléia, (...), poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, destituir o síndico que praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio.

Quantos votos são necessários para tirar um síndico?

Quantos votos precisa para destituir um síndico O quórum para destituição de síndico é de maioria absoluta dos presentes, sendo 50% mais um. Todo esse evento deverá ser reproduzido na ata de destituição do síndico.

Como solicitar a troca de síndico?

Estando o síndico "apto" a destituição, deve ser convocada uma assembleia onde conste na pauta a destituição do atual síndico e a eleição de novo síndico. A convocação deve ser assinada por 1/4 dos condôminos. O edital deve ser enviado a todos os condôminos, inclusive ao síndico.

Como posso denunciar um síndico?

As irregularidades praticadas pelo síndico, devem ser apontadas em assembleia convocadas especialmente para este fim, e serem tratadas por todos os condôminos. Caso a irregularidade seja grande, pode se chegar a destituição do síndico.

Como fazer abaixo assinado para retirar síndico?

Um abaixo-assinado em condomínio deve trazer em destaque o nome do síndico, cargo e nome do empreendimento. Em seguida vem o corpo do texto onde é apresentada a solicitação e as justificativas. Abaixo, deve-se nomear o condômino responsável pelo abaixo-assinado em condomínio, juntamente com telefone para contato.

Como destituir um síndico sem assembleia?

Não há como destituir o síndico sem que ele se explique. Outra prática que deve ocorrer na reunião é apresentar as provas concretas que fundamentam o pedido. O artigo do Código Civil, ao falar de “irregularidades” e “não administrar convenientemente o condomínio” pode deixar margem à subjetividade.

Qual o quórum para eleição de síndico?

Para eleger o síndico, o Código Civil não estabeleceu nenhum quórum obrigatório ou especial, mas a convenção de condomínio pode estabelecer. Se ela for silente, a eleição se dá pela maioria de votos dos condôminos presentes que representem pelo menos metade das frações ideais.

O que fazer quando o síndico não responde?

Estas solicitações voce pode fazer por escrito e enviar a administradora. Esta por sua vez repassará a sindica ou voce pode entregar para o zelador entregar para ela. Ela poderá ou não responder as suas solicitações. Mas o ideal é documentar, pois assim voce tem meios legais de solicitar as respostas.

Como destituir o síndico?

Descobriu-se que o representante do seu condomínio estava se apropriando indevidamente dos recursos da coletividade. Ou que cometeu uma fraude ou outro ato ilícito. Diante de situações como essas, nasce a dúvida sobre como destituir o síndico. Em muitos condomínios, esse processo é feito de forma atropelada, sem cuidado.

Como é destituição do Síndico Profissional?

Para destituição do síndico profissional, o correto é a convocação de uma assembleia para essa finalidade, seguindo o que diz o Art. 1.349 do Código Civil:

Por que a Assembleia pode destituir o síndico?

A assembleia, especialmente convocada para o fim estabelecido no § 2º do artigo antecedente, poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, destituir o síndico que praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio.

Qual a motivação para a retirada do síndico?

Para simplificar, montamos uma lista com motivações justas para a retirada do síndico: Praticar irregularidades, como atos ilegais ou desfalque nas contas do condomínio. Nesse caso, condôminos ou conselho fiscal precisam apresentar provas de fraudes ou demais crimes;

Postagens relacionadas: