O que é sustentabilidade agroecológica?

Índice

O que é sustentabilidade agroecológica?

O que é sustentabilidade agroecológica?

A agroecologia consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável (PORTAL AGROECOLOGIA, 2013). O termo pode ser entendido de diversas formas: como ciência, como movimento e como prática (WEZEL et al., 2009).

Qual a relação entre agroecologia e Desenvolvimento Sustentável?

A agroecologia aparece assim como desenvolvimento sustentável, ou seja, a utilização de experiências produtivas em agricultura ecológica na elaboração de propostas para ações sociais coletivas que demonstrem a lógica predatória do modelo produtivo agroindustrial hegemônico, permitindo sua substituição por outro que ...

Qual a relação da agroecologia com as ciências sociais?

Agroecologia beneficia consumidores, agricultores e meio ambiente. ... Mas, o principal diferencial da produção em base agroecológica em relação a produção orgânica está no estreito relacionamento das ciências naturais com conceitos das ciências sociais, explica Zefa.

Qual o papel da agroecologia na sustentabilidade de agroecossistemas?

A Agroecologia tem a finalidade de manter interações ecológicas e sinergéticas entre os componentes biológicos para que deles haja fertilidade no solo, produtividade e proteção das culturas. Também visa preservar a sustentabilidade cultural dos sistemas agrícolas.

O que é o conceito de sustentabilidade?

É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é o que é permacultura?

substantivo feminino Sistema de planificação, preparação e construção de ambientes humanos que, baseados em ecossistemas naturais, buscam estabelecer uma relação sustentável de equilíbrio e de harmonia com a natureza, visando a redução dos impactos ambientais.

Quais os conceitos e métodos que a agroecologia é portadora?

Portanto, na Agroecologia, é central o conceito de transição agroecológica, entendida como um processo gradual e multilinear de mudança, que ocorre através do tempo, nas formas de manejo dos agroecossistemas, que, na agricultura, tem como meta a passagem de um modelo agroquímico de produção (que pode ser mais ou menos ...

Quais são os três pilares da agroecologia?

Elas são baseadas nos seguintes pilares: socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. O desenvolvimento sustentável é um guia internacional fundamentado de ações que contribuem para uma produção que não prejudique o meio ambiente e/ou que consiga recuperá-lo de certa forma.

O que caracteriza as ciências sociais?

O que são as Ciências sociais: Nas ciências sociais são estudados todos os aspectos importantes relacionados a uma sociedade: suas origens, processos históricos, funcionamento, aspectos de desenvolvimento, transformações sociais, conflitos, características culturais e hábitos.

Qual a importância da agroecologia para as comunidades rurais?

A agroecologia tem um papel fundamental na agricultura por conta dos diversos benefícios que proporciona, como qualidade de vida, qualidade do alimento, sustentabilidade, valorização do trabalhador rural, rastreabilidade dos produtos e preservação do meio ambiente.

Qual a sustentabilidade econômica?

Sustentabilidade econômica. Fundamenta-se na gestão responsável dos recursos naturais, de modo a desenvolver métodos produtivos mais eficientes, com o consumo cada vez menor deles, mas sem comprometer o crescimento econômico. A utilização de transportes alternativos contribui para a sustentabilidade do planeta.

Qual a relação entre sustentabilidade e meio ambiente?

Inclusive, costumamos relacionar sustentabilidade ao meio ambiente, em especial no controle da poluição. Não que a relação inexista, mas a abrangência do termo é muito maior. Nesse artigo, veremos que a concepção de sustentabilidade vai além das questões ecológicas, e que pode ser aplicada a qualquer tipo de recurso.

Qual a origem da sustentabilidade?

Já no tocante à economia, ao longo do século XX, desenvolveu-se o entendimento de que o padrão de produção e consumo mundiais não teria condições de se manter. Logo, a sustentabilidade passou a ser utilizada como um adjetivo de desenvolvimento.

Como reforçar o conceito de sustentabilidade?

Também é importante mencionar que o relatório reforça a dimensão social dentro do conceito de sustentabilidade. Faz isso ao afirmar que os problemas ambientais decorrem, em grande parte, em razão da pobreza, tornando-se premente a redução das desigualdades entre as nações.

Postagens relacionadas: