Como a adolescência é retratada na cultura popular pela sociedade?
Índice
- Como a adolescência é retratada na cultura popular pela sociedade?
- Como a adolescência é retratada nos meios de comunicação nos filmes e na TV?
- Por que a adolescência seria uma construção social e não um fenômeno biológico?
- Por que a adolescência é um processo histórico cultural?
- Como os jovens são percebidos pela sociedade?
- Qual o sentido da infância para a adolescência?
- Qual a influência dos meio de comunicação sobre o comportamento dos jovens?
- Qual é o meio de comunicação mais utilizado?
- Por que a adolescência é considerada uma construção social?
- Porque a adolescência não é um fenómeno universal?
Como a adolescência é retratada na cultura popular pela sociedade?
A adolescência é uma fase idealizada na nossa cultura e, sem dúvida, refere-se à fase de conflitos, crises, dúvidas e angústias. ... O adolescente é alguém que está saindo da infância e ainda não chegou a idade adulta. É um ser em crise, em conflito. Esse momento é absolutamente necessário como etapa evolutiva.
Como a adolescência é retratada nos meios de comunicação nos filmes e na TV?
Nos filmes e séries da televisão, os adolescentes são retratados como um tipo de "aborrecimento" pois muitos deles "largam" tudo por amor, são irresponsáveis, e só fazem "besteiras"...
Por que a adolescência seria uma construção social e não um fenômeno biológico?
A adolescência é vista como uma construção social com repercussões na subjetividade e no desenvolvimento do homem moderno e não como um período natural do desenvolvimento. É um momento significado, interpretado e construído pelos homens. Estão associadas a ela marcas do desenvolvimento do corpo.
Por que a adolescência é um processo histórico cultural?
A psicologia histórico-cultural considera que a adolescência, como fase do desenvolvimento psicológico, tem sua origem na história das transformações pelas quais passaram as sociedades, ou seja, as transformações dos modos de produção.
Como os jovens são percebidos pela sociedade?
Pessoas entre 18 e 24 anos tem a capacidade de inovar a maneira de pensar e agir de toda uma sociedade, capazes de mudar o estilo de vida e moldar gerações futuras. São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças na forma como as outras gerações, mais velhas e mais novas, pensam e se comportam.
Qual o sentido da infância para a adolescência?
De acordo com a legislação brasileira, a constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera-se criança a pessoa até 12 anos de idade e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade incompletos.
Qual a influência dos meio de comunicação sobre o comportamento dos jovens?
Vários autores defendem que os meios de comunicação social influenciam (negativa ou positivamente) a sexualidade dos jovens, nomeadamente ao nível do comportamento sexual, atitudes, valores e crenças.
Qual é o meio de comunicação mais utilizado?
Pesquisas apontam que a televisão ainda é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem e, em segundo lugar está a internet, que cada vez mais se expande pelo mundo no campo das comunicações instantâneas.
Por que a adolescência é considerada uma construção social?
A adolescência é vista como uma construção social com repercussões na subjetividade e no desenvolvimento do homem moderno e não como um período natural do desenvolvimento. É um momento significado, interpretado e construído pelos homens. Estão associadas a ela marcas do desenvolvimento do corpo.
Porque a adolescência não é um fenómeno universal?
Adolescência é mais ampla que puberdade, é o conjunto das transformações psicossociais e também biológicas, quer dizer, transformações psicossociais que via de regra vêm acompanhadas ou são desencadeadas pela puberdade. ... A adolescência não é universal, não é um dado da natureza, e sim, um fenômeno sociocultural.