O que que é angina pectoris?
Índice
- O que que é angina pectoris?
- Quais as classificações da angina?
- O que é uma angina instável?
- Como saber se uma pessoa tem angina?
- Qual é a diferença entre angina e infarto?
- Quais os riscos da angina?
- Como é dividido o tratamento da angina?
- Como saber se a pessoa tem angina?
- Quais os sintomas da angina instável?
- O que pode causar angina?
- Qual a classificação da angina?
- Quais são os casos de angina do peito?
- Qual a gravidade da angina pectoris?
- Como é feito o tratamento da angina?
O que que é angina pectoris?
Angina de peito (angina pectoris) é a descrição utilizada para caracterizar a dor torácica causada pela falta de sangue (isquemia) que acomete o músculo cardíaco. A angina é quase sempre relacionada a doenças que causam obstrução nas artérias responsáveis por levar sangue ao coração, as coronárias.
Quais as classificações da angina?
Angina de Repouso: episódios anginosos em repouso repetidos; Angina Variante: não relacionada aos esforços físicos, sendo desencadeada por espasmos das artérias; Angina pós-IAM: precoce, que começa na fase hospitalar pós-IAM; Angina de início recente: é um processo anginoso recentemente entre um a dois meses.
O que é uma angina instável?
A angina instável é a dor súbita no peito e que piora conforme o tempo, e ela acontece mas sem que haja um infarto do miocárdio.
Como saber se uma pessoa tem angina?
Sinais e sintomas da angina
- Sensação de peso, queimação, pressão ou aperto no peito;
- Sensação de indigestão;
- Falta de ar ou sufocação;
- Formigamento ou dor nos ombros, braços e/ou pulsos;
- Dor na mandíbula, pescoço, garganta, dentes, gengivas e/ou lóbulos das orelhas.
Qual é a diferença entre angina e infarto?
A angina é um sintoma caracterizado por dor forte no peito, o que pode remeter a um quadro de infarto, em que há obstrução do fluxo de sangue nas artérias que irrigam o coração. Contudo, ambos são processos distintos. Quando não investigada e tratada, a angina pode provocar um infarto.
Quais os riscos da angina?
A isquemia cardíaca e, consequentemente a angina, são mais comuns de acontecer em pessoas acima dos 50 anos e devem ser tratadas rapidamente, pois são um grande risco para o desenvolvimento de infarto, parada cardíaca e outras doenças cardiovasculares, como arritmia, insuficiência cardíaca ou AVC, por exemplo.
Como é dividido o tratamento da angina?
O tratamento farmacológico da angina é feito habitualmente com medicamentos antianginosos, que atuam na prevenção e no controle das crises de dor, e com inibidores da agregação plaquetária, que reduzem o risco de trombose e de infarto agudo do miocárdio. Nitratos são medicamentos antianginosos.
Como saber se a pessoa tem angina?
Sinais e sintomas da angina
- Sensação de peso, queimação, pressão ou aperto no peito;
- Sensação de indigestão;
- Falta de ar ou sufocação;
- Formigamento ou dor nos ombros, braços e/ou pulsos;
- Dor na mandíbula, pescoço, garganta, dentes, gengivas e/ou lóbulos das orelhas.
Quais os sintomas da angina instável?
Os sinais e sintomas que podem ocorrer numa pessoa com angina instável são:
- Dor ou desconforto no peito, que pode irradia para ombros, pescoço, costas ou braços;
- Dor que surge de repente e em repouso;
- Náuseas e tonturas;
- Cansaço excessivo;
- Transpiração excessiva.
O que pode causar angina?
A maior causa da angina é a aterosclerose, que acontece quando placas de gordura se acumulam dentro das artérias coronárias, responsáveis por levar sangue ao músculo do coração. Ao longo da vida, esse acúmulo de gordura faz com que as artérias se estreitem ou até mesmo fiquem obstruídas.
Qual a classificação da angina?
A angina é classificada em: Equivalentes anginosos: cansaço, dispinéia. Mudança das características da angina em pacientes com angina estável. Dentre os fatores de risco estão o histórico familiar de doenças cardíacas prematuras, tabagismo, diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade e sedentarismo.
Quais são os casos de angina do peito?
Utilizando-se os mesmos cálculos para o Brasil, temos, pelo menos, 900.000 brasileiros com angina do peito e cerca de 18.000 novos casos da doença ao ano, baseados num total de 30 casos de angina estável para cada caso de infarto agudo hospita- lizado em um ano.
Qual a gravidade da angina pectoris?
Classificação de acordo com a gravidade A gravidade da angina pectoris pode ser graduada de acordo com o sistema de classificação desenvolvido pela Canadian Cardiovascular Society (CCS). Esse sistema divide o processo anginoso em 4 classes: Classe 1: Atividades físicas comuns e leves, como andar e subir escadas, não desencadeiam dor.
Como é feito o tratamento da angina?
O tratamento farmacológico da angina é feito habitualmente com medicamentos antianginosos, que atuam na prevenção e no controle das crises de dor, e com inibidores da agregação plaquetária, que reduzem o risco de trombose e de infarto agudo do miocárdio. 1. Nitratos. Nitratos são medicamentos antianginosos.